quinta-feira, setembro 15, 2011

Estados Unidos cortam vistos a Portugal

A embaixada dos Estados Unidos em Lisboa está a rejeitar a atribuição de vistos a muitos portugueses que pretendem trabalhar naquele país. No ano de 2010 cerca de 15% dos portugueses que entraram nos Estados Unidos não regressaram no prazo de 90 dias. Ou seja, permaneceram no país em situação ilegal.

O incumprimento está a afectar, para já, quem se quer deslocar aos Estados Unidos por motivos de trabalho, mas há ainda o risco de vir a afectar os portugueses que simplesmente queiram deslocar-se ao país em turismo ou em negócios por uma curta temporada: ao contrário do que acontece actualmente, podem vir a precisar de visto prévio.

Portugal está em risco de ser excluído do programa "visa waiver program" (programa de isenção de visto): um privilégio atribuído pelo governo americano a 36 países, que permite que os seus cidadãos se desloquem àquele território por um período de 90 dias sem necessidade da obtenção de um visto. Os países abrangidos são os que têm um baixo índice de imigração ilegal nos EUA. O programa permite uma margem de incumprimento entre os 3% e os 3,7% e Portugal em 2010 terá excedido largamente essa quota permitida pelo Departamento de Estado.

"Há graves problemas com o visa waiver, que já me foram confirmados por congressistas. Estamos a exceder a nossa quota e, por causa dessa percentagem de ilegais, há vistos que estão a ser pedidos na embaixada e estão a ser rejeitados. Até ao ano passado, só um número mínimo de vistos era rejeitado", confirmou Fernando Rosa, presidente da PALCUS (Portuguese American Leadership Council of the United States), uma organização lobista que promove Portugal no Congresso e no Senado dos Estados Unidos.

Segundo Fernando Rosa, o programa que permite viajar entre Portugal e Estados Unidos sem grandes restrições, "é extremamente rígido". "As situações de incumprimento são seriamente analisadas num país que dá uma grande importância à segurança interna." Mas José Cesário, secretário de estado das comunidades, nega que haja "o risco de Portugal deixar de pertencer ao ''visa waiver''".

Se Portugal perder os privilégios do sistema de abolição de vistos, quem quiser viajar para os EUA, mesmo que seja em lazer, terá de solicitar previamente na embaixada o referido visto, tendo para isso de apresentar uma série de documentos, como acontecia antes de 1999, quando Portugal ainda não estava integrado no programa "visa waiver".
O processo já está na posse de alguns congressistas e Portugal terá agora de apelar a um processo de isenção de visto, que terá de ser aprovado pelo Congresso.

Paulo Portas viaja na próxima semana para Washington e a visita deve incluir um encontro com a secretária de estado Hillary Clinton. Contactado o Ministério dos Negócios Estrangeiros não confirmou se este será um dos assuntos em cima da mesa.

Segundo Fernando Rosa, não é a primeira vez que Portugal não cumpre a quota, mas "é a primeira vez que os números são bastante elevados". A crise em Portugal estará a provocar um grande fluxo migratório para os Estados Unidos.
Os portugueses já não se deslocam para os sítios habituais, mas para cidades norte-americanas como Boston, Nova Iorque, Chicago ou mesmo para Miami. "Quem vem já não procura as comunidades. Sabem inglês e já vêm preparados. Vêm sem visto, mas se encontram um bom trabalho, depois, claro, não querem regressar" a Portugal.

Alguém que viaje para os Estados Unidos sem visto e consiga trabalho, precisa obrigatoriamente de voltar a Portugal no prazo de 90 dias, dirigir-se à embaixada e solicitar um novo visto, sendo obrigado a apresentar um comprovativo de emprego para poder permanecer nos EUA.

terça-feira, setembro 13, 2011

«O Cônsul de Bordéus» esgotou Cinemateca de Televive

A VII Semana de Cinema Português em Israel abriu na segunda-feira, na Cinemateca de Telavive, com a exibição do filme "O Cônsul de Bordéus", de Francisco Manso e João Corrêa, numa sala com lotação esgotada.
A sessão inaugural contou com as presenças do ator Vítor Norte, que desempenha o papel de Aristides de Sousa Mendes, e do produtor do filme, José Mazeda.
Na cerimónia de abertura, o diretor da Cinemateca de Telavive, Alon Garbuz, destacou o facto de a Semana do Cinema Português, organizada pela Embaixada de Portugal em Israel e pelo Instituto Camões, já fazer parte do calendário cultural da cidade israelita.

Ongoing vai criar Centro de Investigação na China

A Ongoing assinou um acordo com o governo da província de Fugian, na costa leste da China, que visa a criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento com o objectivo de promover as relações com os países de língua portuguesa.
"É a primeira vez que o governo de Fujian assina um acordo deste tipo com uma empresa privada estrangeira", disse hoje Fernando Maia Cerqueira, responsável da Ongoing para as operações na China. "Além de localizar soluções tecnológicas adaptadas ao mercado chinês, na área do software para a saúde ou do e-learning, por exemplo, queremos articular negócios e projectos de investimento com os países de língua portuguesa, o que também interessa à China", indicou Maia Cerqueira.

O acordo, que prevê ainda a criação de um centro cultural sino-português, foi assinado pelo presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, e o director do departamento de Comércio Externo e Cooperação Económica de Fujian, Li Changcong, durante a 15ª edição da China International Fair foi Investiment and Trade, em Xiamen. Considerado um dos mais importantes certames do género realizados na China, a feira de Xiamen, de 7 a 11 de Setembro, reúne este ano cerca de 600 delegações estrangeiras.

Moçambique interessado nos autocarros elétricos da CaetanoBus

O governo moçambicano demonstrou interesse na aquisição dos autocarros eléctricos produzidos pela CaetanoBus e poderá visitar Portugal até ao final do ano, disse hoje o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

Numa declaração feita no dia da cerimónia de início dos testes do autocarro eléctrico desenvolvido pela empresa e pela Efacec, que vão decorrer em Vila Nova de Gaia e na Alemanha, Santos Pereira salientou que, naquele país, a primeira linha regular de autocarros eléctricos vai ser composta por autocarros portugueses, o que "deve ser um orgulho".
Na sequência da visita do secretário de Estado adjunto da Economia, António Almeida Henriques, no começo do mês a Moçambique, o projecto da Salvador Caetano foi apresentado ao Ministério moçambicano dos Transportes e Comunicações, que se mostrou interessado em visitar a fábrica portuguesa para avaliar o potencial deste meio, segundo explicou fonte oficial do Ministério.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, afirmou, à saída de uma viagem de teste com jornalistas hoje naquele concelho, que se o projecto tiver sucesso pode ser um modelo, em termos de exportações, "para ir vender nos países do leste da Europa ou em África".

O presidente da CaetanoBus, José Ramos, explicou que o autocarro eléctrico EL2500 tem 8 a 10 horas de utilização diária, sendo a "solução mais atractiva para complementar as actuais redes de metro", com uma autonomia para 100 a 150 quilómetros.
No campo da mobilidade sustentável, uma área que o ministro destacou pela sua actualidade face aos desafios colocados pelos temas do ambiente, José Ramos disse que a empresa está a "estudar a implementação de um projecto inovador" neste sector e que poderá contemplar Portugal.

segunda-feira, setembro 12, 2011

Emprego vai forçar jovens açorianos qualificados a emigrar

Especialista luso-canadiano explica que no Canadá há abertura para recepção de emigrantes especializados.

Os jovens açorianos com formação especializada vão ter nos próximos anos de abandonar o arquipélago para encontrar trabalho, fixando-se em países ricos europeus ou "descobrindo de novo as Américas", advertiu hoje o especialista luso-canadiano José Carlos Teixeira.
Para este professor da Universidade de British Columbia, que se encontra em Ponta Delgada para participar na 16.ª Conferência Internacional Metropólis, o maior fórum mundial sobre migrações, em ilhas relativamente pequenas, como os Açores, "há cada vez menos oportunidades para os jovens qualificados".

"Os jovens açorianos qualificados vão ter de sair, não estou a ver uma solução a curto prazo para o seu problema de emprego", frisou Teixeira, sublinhando que o Canadá garante condições de acolhimento para cidadãos estrangeiros com formação universitária.
Este especialista luso-canadiano explicou que "no Canadá há abertura para recepção de emigrantes especializados, embora muitos dos programas com esse objectivo apontem para a fixação fora das grandes cidades, como Montreal, Toronto ou Vancouver, privilegiando localidades rurais, menores".

"Seria óptimo que esses jovens formados fossem enriquecer a presença portuguesa na América do Norte", acrescentou, admitindo a "concorrência" na captação de activos qualificados por parte do "mercado europeu, um mercado tremendo, apesar das crises e das recessões".

Para Teixeira, a favor da "redescoberta das Américas" por parte dos jovens açorianos pesa a dimensão da comunidade de origem açoriana radicada nesses dois países, com cerca de um milhão de pessoas nos EUA e 500 mil no Canadá.

FMI considera economia de São Tomé "positiva"

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou que o estado macroeconómico de São Tomé e Príncipe é "positivo em termos gerais", apesar de considerar que "a inflação está acima do desejado".
"Fizemos uma avaliação positiva, realmente está-se a caminhar para uma recuperação em termos de crescimento económico, embora algo lento, mas está-se a avançar", disse o chefe da missão do FMI, Csigi Sikata. "Estamos em crer que [os preços] irão baixar nos próximos meses, portanto em termos macroeconómicos a baixa da inflação será também positiva", acrescentou.

Durante duas semanas, os peritos do FMI passaram a pente fino o sistema macroeconómico e financeiro do arquipélago, tendo no final da avaliação a missão do FMI deu nota positiva ao desempenho do governo são-tomense. "Há realmente avanços consideráveis a registar. Quanto ao orçamento, constatámos que a receita foi realmente bastante forte durante estes primeiros seis meses, havendo claramente um esforço por parte do governo para se manter dentro daquilo que estava programado", sublinhou o representante do Fundo Monetário Internacional.

A missão do FMI teve encontros com o governo são-tomense, a Assembleia Nacional (parlamento), o Banco Central, com bancos comerciais e sindicatos e deixou este fim-de-semana a capital são-tomense, mostrando-se satisfeita com a redução da burocracia para a criação de empresas, e afirmandando que houve aumento de receitas e congratulou-se com as medidas do banco central para solidificar o sistema financeiro nacional.
"O banco central tem vindo a reforçar claramente a suas funções de supervisão e registamos com agrado a intervenção num banco comercial, cuja gestão era deficitária", enfatizou Sikata, que considera necessário o governo do arquipélago "melhorar o ambiente empresarial", reduzindo as imposições legais que são colocadas à criação de empresas.

Apesar da boa performance da economia são-tomense, o FMI constatou que o país tem ainda pela frente um grande desafio. O sector energético continua deficitário, e o Fundo detectou um grande passivo no orçamento geral do Estado devido às dívidas que as câmaras distritais e o governo regional contraíram com a empresa de água e electricidade (EMAE).
"Apurou-se realmente uma grande acumulação de [dívidas] por parte de municípios e da região autónoma para com a EMAE. Obviamente isto revela-se um peso para o orçamento que, a não ser tratado, irá significar um grande fardo para o governo, já que terá honrar esses pagamentos", explicou Sikata.

Justiça em Portugal

Que é lenta sabemos, que é má ... muitas vezes.
Mas não é isso que me leva a escrever. Li mais uma vez que se pede agora para o Violador de Telheiras uma "pena exemplar".

Realmente gostaria de saber o que é uma "pena exemplar"!!! É que isto dos exemplos é tramado, porque em Portugal o que parece, é que em cada caso mediático se pedem estas "penas exemplares" para tapar com a peneira a inoperância do sistema judiciário.

Como todo o sistema tende para o ineficaz... mete-se medo à populaça com estas "penas exemplares".

A pena tem de ser justa e nada mais... nem tem de ser exemplar nem deixar de ser.

sexta-feira, setembro 09, 2011

Maior congresso médico realizado em Portugal já esgotou quartos de hotel em Lisboa

O maior congresso médico alguma vez realizado em Portugal começa na segunda-feira em Lisboa, é dedicado à diabetes e reúne mais de 18 mil especialistas, que já esgotaram todos os quartos de hotel da capital.

"Trata-se do maior congresso médico que alguma vez existiu em Portugal, com mais de 18 mil pessoas, a maioria médicos, mas também outros profissionais ligados à saúde e à indústria farmacêutica. O congresso decorre no Pavilhão Atlântico e em mais quatro pavilhões da FIL", disse Luís Gardete, responsável pela organização do evento.
Destacando ainda a grandiosidade do congresso, Gardete adiantou que já há pessoas a dormir a 100 quilómetros de distância ou a alugar quartos particulares.
No congresso anual da EASD - European Association for the Study of Diabetes, instituto europeu com sede em Dusseldorf, serão apresentados todos os temas relacionados com a doença, como as suas complicações, as várias opções de tratamento, relação entre diabetes e cancro ou novas medicações, entre outros temas.
Estão previstas 1.200 comunicações, entre orais e 'posters', e todos os dias haverá uma "lecture", que são temas principais muito fortes, que dão uma lição ou fazem um ponto da situação, disse.
Portugal tem 42 trabalhos apresentados e aceites, destacou o responsável, sublinhando que "este é um número muito bom que nos coloca à frente de outros países europeus, como a Suíça".
A sessão de abertura terá lugar na segunda-feira ao fim do dia, estando previsto para depois dos discursos um momento musical de fado, com Cristina Branco.
Durante a manhã desse dia, decorrerão simpósios da indústria farmacêutica, fora do contexto do congresso, ao mesmo tempo que 150 autocarros descarregam na zona do Parque das Nações pessoas para participar no evento. Depois de se iniciar o congresso, serão distribuídos aos participantes bilhetes para viajar no Metro e na Carris durante os cinco dias.
Gardete lembrou que as estimativas apontam para a existência de 1 milhão de diabéticos em Portugal, 40% sem diagnóstico feito.
"O diagnóstico precoce é importante para não haver complicações, que podem ser várias como a retinopatia, que pode conduzir à cegueira, e a nefropatia, que pode levar à insuficiência renal ou o enfarte do miocárdio", realçou. Além disso, há uma redução de esperança de vida significativa nas pessoas não controladas. O diagnóstico não é feito na maior parte das vezes porque as pessoas não têm sintomatologia, apenas pequenas manifestações que não chamam a atenção, acrescentou.
O comité internacional da EASD é representado por Viktor Jörgens, director executivo deste instituto, e por Luís Gardete, presidente da Comissão Organizadora e também presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. O congresso decorre entre 12 e 16 deste mês.

quinta-feira, setembro 08, 2011

Timor-Leste vai passar a contar com Banco Central

A antiga colónia portuguesa vai transformar a actual Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP) em banco central.


A inauguração do Banco Central de Timor-Leste dar-se-á a dia 13 de Setembro. O organismo com sede em Dili estará encarregue de implementar as políticas que permitam obter e manter a estabilidade de preços interna. A nova autoridade resulta da conversão da actual ABP em Banco Central, segundo o “site” da própria.
A Lei Orgânica do Banco Central foi aprovada pelo Parlamento Nacional”, promulaga pelo presidente do país, Ramos-Horta e aprovada no dia 15 de Junho, diz o comunicado publicado hoje no Portal dos Bancos Centrais de Países de Língua Portuguesa.
A nova autoridade monetária chamar-se-á Banco Central de Timor-Leste (BCTL). As suas responsabilidades passam por fornecer liquidez à economia, regular e supervisionar o mercado bancário e, no futuro, será responsável também por regular o mercado segurador, diz o "site" da ABP.

segunda-feira, setembro 05, 2011

Hotel Vila Joya eleito melhor boutique resort europeu

O Hotel Vila Joya, em Albufeira, foi distinguido sexta-feira nos World Travel Awards (WTA) 2011, cerimónia que distingue o que profissionais do sector turístico e agentes de viagens consideram ser o que de melhor existe no turismo na Europa.


O hotel foi premiado na categoria de melhor ‘boutique’ ‘resort’ europeu, derrotando concorrentes da Grécia, Turquia, Croácia e Itália, bem como o Choupana Hills Resort & Spa, também de Portugal.
A cerimónia final de entrega dos prémios decorreu em Antália, na Turquia, e Portugal tinha 29 nomeações a concurso, boa parte delas em categorias semelhantes, todavia.
A Lufthansa foi eleita a melhor companhia europeia, numa categoria onde a TAP estava a concurso, ao passo que o aeroporto de Zurique, na Suíça, foi escolhido como o melhor na Europa, derrotando Lisboa e outros destinos como Londres, por via do aeroporto de Heathrow.
Lisboa foi derrotada por Istambul, na Turquia, na categoria de melhor destino de curta duração na cidade ('city break').
A cerimónia distinguiu ainda seis hotéis portugueses para categorias internas: o Marriott foi eleito o melhor hotel de conferências de Portugal, ao passo que o Pine Cliffs Resort venceu na categoria de ‘resort’ familiar. O Marriott Golf & Beach Resort, por sua vez, foi eleito o melhor ‘resort’ de golfe do País, com o Hotel Quinta do Lago a situar-se como o melhor no que a ‘resorts’ dedicados ao Spa diz respeito. O Pestana Palace destacou-se como o melhor hotel de Portugal e o Hilton de Vilamoura é o melhor ‘resort’ no País.


Os WTA foram criados em 1993 para estimular a competitividade e a qualidade do turismo na Europa.

quinta-feira, setembro 01, 2011

quarta-feira, agosto 31, 2011

Pedido

Sr. Portas tome conta desses senhores que eles vão destruir o país...

Diferenças entre direita e esquerda

O poder cega, e cega mais uns que outros. Querem a comparação... vejam os blogues ligados ao PS durante o socratismo. Mesmo já depois da barca afundar continuam a defender o sr.

Vejam os blogues ligados à direita. não passaram três meses da eleição do Governo PSD/CDS e já ninguém pode com os senhores. Criticam e sem paninhos quentes... e ainda bem

terça-feira, agosto 30, 2011

Teixeira Duarte ganha obra de 398,8 milhões na Venezuela


A Teixeira Duarte informou ontem a CMVM que assinou um contrato para participar na obra de modernização e ampliação do Porto de la Guaira, na Venezuela, uma obra estimada em 398,862 milhões de dólares (cerca de 275 milhões de euros) e cujo prazo de execução é de 30 meses. 

A construtora acrescenta que o referido contrato foi celebrado no âmbito do "Acordo Complementar ao Acordo Marco de Cooperação entre a República de Venezuela e a República Portuguesa, em matéria de cooperação económica e energética". 

Moçambique: Facim arranca com forte presença portuguesa

Portugal apresenta o maior pavilhão estrangeiro na Facim, a mais importante feira de Moçambique, que é hoje inaugurada pelo Presidente moçambicano, Armando Emílio Guebuza, e decorre até ao dia 4 de Setembro.


O pavilhão, com 1600 metros quadrados, integra 63 empresas nacionais, a maioria estreantes na Feira Agrária, Comercial e Industrial de Maputo (FACIM), que, pela primeira vez em 47 anos, saiu de Maputo para um novo recinto em Marracuene, a 30 quilómetros a norte da capital.
No pavilhão de Portugal, organizado pela Aicep, vão estar sectores com forte implantação no mercado moçambicano, como materiais de construção, agro-alimentar e vinhos, metalurgia e metalomecânica, construção civil e consultoria, entre outros.
Outras empresas portuguesas, já presentes no mercado, expõem autonomamente, fora do pavilhão, devendo a participação nacional ultrapassar a centena de companhias e associações empresariais.


A 2 de Setembro assinala-se o Dia de Portugal, com a realização de um seminário sobre Portos e Transportes Marítimos, que terá a participação da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e Instituto Português dos Transportes Marítimos (IPTT) e das empresas moçambicanas do sector Manica e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

quinta-feira, agosto 25, 2011

Sem Rumo

Pouco tempo passou desde as eleições e este governo parece chão que já deu uvas. De erro em erro, de gaffe em gaffe até pode ser que no fim a coisa se endireite... mas não me parece.

Tudo bem, a herança é pesada, a troika não dá grande margem de manobra e o ambiente externo só afunda ainda mais a barca. Por isso tudo pedia-se um rumo... pedia-se a estes senhores a quem os portugueses depositaram a sua confiança que agissem com noção. Ora de medidinha em medidinha (como o governo PS de PEC em PEC) e de extorsão aos portugueses (como o PS de Sócrates) o PSD parece uma cópia barata ou cara, tanto faz, do anterior governo.

Digo PSD porque o CDS inacreditavelmente não existe. O vazio de poder nos ministérios liderados pelos centristas é óbvio. A inexistência de Paulo Portas surpreende-me.

A machadada final no crédito obtido por este governo, para mim, foi de facto o anunciado aumento do IVA sobre a electricidade e o Gás. Com este tipo de politicas até a ti Mariana de um monte perdido no Alentejo resolvia a crise.

Mais do mesmo não por favor... A sobretaxa ainda compreendo mas este aumento vai contra o mais banal bom senso. Ora passo a explicar:

No gás ainda percebo, dado que havia uma gritante injustiça a corrigir, no litoral que tinha acesso a gás natural pagava-se 6% de IVA, no interior, a famosa bilha, pagava 23%, daí as excursões a Espanha para trazer Gás a metade do preço.

Na electricidade é no entanto abominável.

Muito se fala em baixar a TSU das empresas para ser mais competitivas nos custos. Eu próprio defendi essa hipótese, hoje tenho algumas dúvidas porque os pressupostos defendidos pelo PSD para essa baixa não existem.

Ponto 1: É simplesmente idiota baixar apenas para algumas empresas. Mais uma vez distorce-se o mercado com excepções e bonificações que tornam opaca a legislação, como são dados os benefícios, etc. Quando a regra é a excepção o que resulta é a confusão. Parece-me um bom slogan...

Ponto 2: Queria-se que apenas empresas exportadoras fossem as beneficiadas pela descida da TSU. Ora expliquem-me a necessidade desta medida se as exportações estão em forte crescimento! Expliquem-me porque se onera as que estão em maiores dificuldades, as que competem no mercado interno e se alivia nas que estão a funcionar bem. Isto é completamente o oposto do que se devia fazer. O resultado disto, é que depois mais à frente quando for necessário estimular as exportações quando atingirem um ponto de estagnação, esta que poderá ser uma boa medida não se poderá aplicar porque não existe margem.

Ponto 3: Baixar para todas tenho dúvidas sobre os efeitos, porque os portugueses não andam para gastar dinheiro, daí que me pareça neste momento seja prematuro tal medida, e isto sem contar nos efeitos sobre a segurança social.

Voltando atrás então... que sentido tem baixar a TSU em alguns pontos se na volta aumenta-se o custo da energia em 20%. Admito que para os consumidores privados, na maioria, este aumento seja suportável, mas... e para as empresas? Não será completamente insuportável para um restaurante, para uma fábrica ou para um supermercado onde há forte concorrência aumentar os custos da electricidade em 20% e para muitos outros, mais 20% no gás. Um restaurante em Lisboa pode ver os custos de energia aumentar 40%... 40%!!!

Ora digam-me lá se é desta forma que se estimula o crescimento e o investimento? para que serve então descer a TSU, dá-se uma mãozinha aos empresários pela frente e arranca-se-lhes o braço por trás?

terça-feira, agosto 23, 2011

Estação de S. Bento no Porto entre as "16 mais belas do mundo"

A estação de caminhos-de-ferro de São Bento, no Porto, foi referenciada pela edição da internet da revista norte-americana ção de Travel+Leisure, como uma das "16 estações mais bonitas do mundo", lista onde também figura a estação de Maputo, em Moçambique.

A revista de turismo e lazer, que afirma ter 4,8 milhões de leitores, destaca na estação de São Bento os painéis de azulejos da entrada: "Se o exterior é certamente bonito - e traz-nos à memória a arquitetura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar."

A listagem inclui, entre outras, a neoclássica Gare du Nord, em Paris, os jardins interiores de Atocha, em Madrid, as modernas estações de Kanazawa, no Japão, e de Melbourne, na Austrália, o terminal Arte Nova do Expresso do Oriente, em Istambul, ou a belíssima estação neogótica de S. Pancras, em Londres.

A estação de Maputo, dos Caminhos-de-Ferro de Moçambique, é a única do continente africano a figurar na lista. O artigo da revista Travel+Leisure destaca os exteriores "verdejantes", a "larga cúpula" e o trabalho intricado do aço que fazem do edifício "uma inesperada, mesmo que modesta, beleza". A estação, construída entre 1913 e 1916, é erradamente referenciada como podendo ter sido desenhada por Gustave Eiffel, já que é dos arquitetos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa.

A gare de São Bento que se ergue no local onde se encontrava o mosteiro de São Bento da Avé Maria, e está classificada como Património da Humanidade, foi construída após se vencer a difícil tarefa de prolongar a linha que terminava em Campanhã, através dos túneis da Quinta da China, do Monte do Seminário e das Fontaínhas, que ficou concluído em 1896. O projeto da estação só viria ser aprovado em 1900, ano em que os reis D. Carlos e D. Amélia presidiram ao início das obras, que terminariam 16 anos depois.

O projeto de decoração da gare em azulejos de Jorge Colaço foi adjudicado em 1905 pela quantia de 22 mil réis, considerada muito elevada para a altura. Os painéis, assentados em 1915, representam cenas da história de Portugal, como Egas Moniz perante o rei de Leão, o casamento de D. João I, a conquista de Ceuta, temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas e no friso superior é mesmo retratada a evolução dos transportes.

quarta-feira, agosto 17, 2011

Cimpor passa a deter 100% da Cimentos de Nacala (Moçambique)


A Cimpor chegou a acordo no início de Julho para adquirir os 49% que ainda não detinha na moçambicana CINAC - Cimentos de Nacala, anunciou hoje o presidente executivo da cimenteira portuguesa, que passa assim a deter a totalidade do capital da empresa que é detentora de uma moagem de cimento, terrenos e pedreiras de calcário.

A Cimpor tinha adquirido 51% do capital da CINAC à sua accionista Camargo Corrêa, numa operação finalizada no primeiro semestre deste ano, pelos quais pagou 6,4 milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros).

O acordo para a aquisição dos restantes 49% prevê uma parte do pagamento em dinheiro, que o CEO da Cimpor não revelou, e outra parte em troca de acções.
O grupo moçambicano Insitec passa a ter uma participação de 1% na Cimentos de Moçambique.
 
Em Moçambique, a Cimpor tem actualmente uma quota de mercado da ordem dos 80%, tendo este mercado atingido um volume de negócios para o grupo no primeiro semestre deste ano de 47,5 milhões de euros.

sexta-feira, agosto 12, 2011

Guiné-Bissau: PIB deve crescer 4,3% este ano, diz ministra

A economia da Guiné-Bissau deve crescer este ano 4,3%, resultado da boa campanha de exportação do caju, principal produto comercial do país, e da construção de importantes infraestruturas, disse a ministra da Economia e Plano, Helena Embaló.
De acordo com a governante guineense, as previsões feitas pelo Governo apontam para que o país tenha boas possibilidades de crescer mais nos próximos anos desde que ponha em marcha os vários programas de reformas em curso, nomeadamente ao nível do sector militar.

"Segundo as nossas previsões, este ano teremos um crescimento de 4,3% na nossa economia, um crescimento impulsionado por vários setores de atividades nomeadamente a exportação da castanha do caju, a construção de infraestruturas novas no país e melhores telecomunicações", observou Embaló.

quarta-feira, agosto 10, 2011

China Power confirma conversações para comprar posição na EDP

"Chairman" da empresa chinesa oficializou hoje o interesse na privatização da eléctrica portuguesa. Depois do tombo de ontem, as acções estão hoje a subir mais de 5%.
A China Power está em conversações para comprar uma posição no capital da Energias de Portugal.

O interesse da empresa chinesa na privatização da EDP tinha já sido noticiado, mas só hoje a “chairman” da companhia, Li Xiaolin, oficializou esse interesse, durante uma conferência de imprensa da China Power.
Citado pela agência de notícias Dow Jones, Xiaolin escusou-se a revelar mais detalhes sobre a operação, confirmando apenas a existência de conversações para a empresa entrar no capital da EDP.

Fonte da empresa chinesa disse à Lusa que a China Power está a "estudar a oportunidade", indicando ainda que o processo para uma possível compra estará no início. "Ainda irão iniciar o processo, como a análise da empresa no terreno, e estudar a possibilidade de avançar ou não para a compra de parte da empresa", explicou fonte da China Power.
A imprensa tem avançado que a China Power pretende comprar uma posição de 5% no capital da empresa liderada por António Mexia.

O Governo pretende vender a posição de 20% que detém na EDP até ao final do ano, cumprindo o compromisso assumido com a troika, no âmbito do pedido de ajuda externa a Portugal.
A privatização pode contudo ser ensombrada pela forte queda que a eléctrica, presidida por António Mexia, está a registar na bolsa de Lisboa. Só desde o início do mês, a posição de cerca de 20% da EDP que o Estado deverá vender acumula uma desvalorização de 238,4 milhões de euros, de acordo com as contas do Negócios.
Em Agosto até ao final da sessão de ontem, a EDP desvalorizou 13,5% em bolsa (desde o início do ano, as acções apresentam uma queda de 15,9%), o que significa que a capitalização bolsista do grupo encolheu 1,19 mil milhões de euros. Os 20% que o Estado deverá vender desvalorizaram-se 94 milhões de euros, valendo agora 1.531 milhões.

Hoje as acções estão em forte recuperação, com uma subida de 5,73% para 2,214 euros.

O Negócios questionou a Parpública e o Ministério das Finanças sobre o impacto desta desvalorização bolsista da EDP no processo de venda. As Finanças apenas indicaram que "não há qualquer comentário sobre processos de privatização, antes da publicação do diploma referente".
Embora o Estado detenha mais de 25% da EDP, a vigência de um empréstimo obrigacionista com títulos convertíveis em acções faz com que apenas estejam disponíveis para venda cerca de 20%. E na assembleia-geral de dia 25, que acabará com os direitos especiais do Estado, será votado precisamente um levantamento dos direitos de voto para 20%, face aos actuais 5%.

A venda em bloco da participação é o cenário mais provável. Nas últimas semanas têm surgidos notícias do interesse de vários grupos, desde a brasileira Electrobrás à alemã RWE. A eléctrica tem desde ontem mais um accionista com participação qualificada. A empresa informou ontem o mercado que a gestora de activos norte-americana Massachusetts Financial Services passou a deter 2,01% do capital.

terça-feira, agosto 02, 2011

Homenagem a Amália na capital brasileira

A maior cantora de fado de todos os tempos, Amália Rodrigues, será lembrada na capital brasileira a partir de amanhã, com uma homenagem que dura toda a semana e conta com a exibição de filmes sobre sua carreira e vida.

O evento é realizado pelo Instituto Camões, em parceria com a embaixada portuguesa em Brasília, e vai até quinta-feira, quando uma mostra sobre a vida da cantora for inaugurada.

A estreia do tributo será feita na terça-feira com a projeção do filme "The Art of Amalia", do realizador português Bruno Almeida. O documentário passa pelos principais momentos da carreira da artista, com excertos dos seus concertos mais importantes.

segunda-feira, agosto 01, 2011

Portagens na Ponte 25 de Abril

Mas expliquem-me lá porque que é que eu que não utilizo a ponte há mais de uma década tinha de pagar para os lisboetas irem à praia em Agosto?

Todas as medidas deste género são poucas!

quinta-feira, julho 28, 2011

Cabinda. Nove jovens detidos por atentado contra segurança do Estado

Forças policiais prenderam 30 activistas que pretendiam conversar com delegação da UE de visita ao enclave.

Uma delegação da União Europeia está, desde segunda-feira, de visita a Cabinda para averiguar das condições no enclave cinco anos passados sobre a assinatura do Memorando de Entendimento para a Paz entre alguns independentistas e o governo angolano.

Aproveitando a presença da delegação - que foi recebida com água e luz, coisa que no território não existia há seis meses e foi restabelecida exactamente no dia de chegada dos representantes da UE -, 30 jovens acabaram por ser detidos pelas forças policiais, disse José Marcos Mavungo, activista dos direitos humanos.

Ver mais em: www.ionline.pt/conteudo/139821-cabinda-nove-jovens-detidos-atentado-contra-seguranca-do-estado

Reformas "para lusófono ver" na Guiné Equatorial

por Marina Costa Lobo
in Jornal de Negocios

No ano passado, a entrada da Guiné Equatorial na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) esteve iminente.
Acabou por não acontecer, e na altura, os membros actuais invocaram num comunicado duas razões de peso para a exclusão desta petro-ditadura. Por um lado, porque aquele país não é de facto um país de língua portuguesa - lá fala-se espanhol. Apesar do ditador Obiang ter emitido um decreto instituindo o português como terceira língua oficial, isso não foi suficiente para convencer os membros da CPLP.

Além disso, o facto do regime ser um dos maiores abusadores dos direitos humanos em África, continente onde a norma, já de si, não é exemplar. Mesmo assim, a CPLP encorajou a Guiné Equatorial a efectuar mudanças com vista à adesão, o que poderia ser positivo para os cidadãos daquele país. Assim, o dossiê não ficou encerrado, tendo sido prometido à Guiné Equatorial a reavaliação do seu estatuto no futuro.
Nesse contexto, em Maio deste ano uma delegação da CPLP deslocou-se à capital daquele país para verificar os avanços conseguidos desde o Verão passado. No seguimento da visita, o embaixador Luís Fonseca, chefe da delegação, declarou-se muito satisfeito, indicando que tudo se está a preparar para a entrada deste regime já em 2012 na CPLP. Seria excelente que a CPLP tivesse um papel positivo sobre a Guiné Equatorial. Infelizmente, as reformas anunciadas até agora são "para lusófono ver".

Será que passado um ano os cidadãos da Guiné Equatorial falam português? E os abusos aos direitos humanos cessaram? Não e não. No que diz respeito à língua portuguesa, o secretário-executivo da CPLP, Simões Pereira, declarou à Lusa na cimeira da CPLP do passado fim de semana o seguinte: "há a predisposição da Guiné Equatorial de introduzir o Português nos leitorados das universidades, e a criação de um centro de Língua Portuguesa na cidade de Malabo". Não sendo linguista, não me parece que a introdução de leitorados seja critério suficiente para considerar um país de língua portuguesa.

Quanto às questões das liberdades políticas, o embaixador Luís Fonseca realçou optimisticamente as reformas políticas: prepara-se um revisão constitucional com "uma limitação do número de mandatos do presidente, a criação de um Senado, uma nova câmara legislativa, e a criação do Tribunal de Contas". Tal como no ano passado se tentou instituir o uso do português como língua viva por decreto, agora pensa-se promulgar a democracia através de uma nova Lei fundamental. Isto mantendo os abusos aos direitos humanos e toda a repressão política. É preciso ver que a Constituição da Guiné Equatorial já salvaguarda os direitos humanos, e essa lei é sistematicamente violada.

De facto, o optimismo da CPLP em relação à Guiné Equatorial contrasta vivamente com a preocupação das organizações internacionais em relação às liberdades cívicas e políticas naquele país. A Freedom House incluiu o país este ano, tal como no ano passado, na lista dos "Worst of the Worst - As sociedades mais repressoras", juntamente com a Birmânia, Eritreia, Líbia, Coreia do Nore, Somalia, Sudão, Turkmenistão e Uzbekistão. Não há liberdade de associação, as manifestações são proibidas, há sucessivas detenções arbitrárias e ilegais, e não há liberdade de imprensa. Tal como disse, e bem o Secretário-Executivo da CPLP, à Lusa na cimeira do passado fim de semana "Não se pode falar em Estados livres e democráticos se os direitos humanos não forem respeitados. Por isso, sem ser uma exigência ou sequer uma condição, tem-se partilhado com a Guiné Equatorial que não existindo pena de morte e existindo o respeito pelos direitos humanos em todos os Estados da CPLP, a CPLP estaria bastante mais à vontade em proclamar a adesão da Guiné Equatorial se esse pressuposto fosse também respeitado", disse. Seria um bom começo, embora provavelmente não chegaria. Tanto no contexto dos Estatutos da CPLP, e até no contexto da recente Primavera Árabe é incompreensível o acarinhamento deste regime.

quarta-feira, julho 27, 2011

Brasília: MNE inaugura sistema que usa tecnologia portuguesa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, inaugurou terça-feira em Brasília o sistema eletrónico de controlo para aeroportos conhecido como Rapid, cuja tecnologia, desenvolvida por Portugal, será testada no Brasil.

O Rapid é um sistema de reconhecimento de passageiros que torna mais fácil e mais rápida a vida dos cidadãos nos aeroportos e isso é muito importante para simplificar a relação entre dois países”, declarou o ministro durante cerimónia oficial de lançamento do projeto piloto no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Díli abre capital do Banco de Investimento a mais privados

O Governo de Timor-Leste decidiu abrir a participação no capital do futuro Banco de Desenvolvimento a outros empresários timorenses, depois de ter sido contestada no Parlamento a inclusão de dois privados por convite.

Esta intenção do executivo timorense foi tornada pública em edital do Ministério da Economia.
As críticas mais fortes ao processo partiram de um dos partidos da Aliança da Maioria Parlamentar (AMP), que suporta o Governo, através do deputado Lucas da Costa, do Partido Democrático.

Três construtoras portuguesas entre as 50 maiores da Europa

As construtoras portuguesas Mota-Engil, Teixeira Duarte e Soares da Costa integram a lista das 50 maiores empresas de construção da Europa, segundo um estudo da consultora Deloitte hoje divulgado.

Segundo o estudo intitulado “European Powers of Construction 2010”, os três grupos facturaram, em conjunto, 4,3 mil milhões de euros no ano passado, um valor que compara com os 3,8 mil milhões de euros registados em 2008.
Das três construtoras portuguesas incluídas no estudo, que apresenta o ranking anual das 50 maiores empresas europeias de construção baseando-se no volume de negócios, a Mota-Engil é, à semelhança das últimas edições, a melhor classificada.

Xanana Gusmão vai a Madrid assinar acordo com Real

O primeiro ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, desloca-se a Espanha em Setembro, a convite do Real Madrid, com cuja fundação deverá assinar um memorando de entendimento para a dinamização de escolas de futebol em Timor-Leste.

A informação foi dada hoje por fonte do seu gabinete, que apontou como data provável o dia 20 de Setembro para a assinatura do memorando em Madrid.

O convite foi endereçado ao primeiro ministro timorense pelo director da Fundação Real Madrid, Júlio Gonzalez Rocio.
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Miguel Manetelo, havia já anunciado em Maio que iria ser assinado um memorando de entendimento com a Fundação Real Madrid, para criar escolas de futebol nos distritos de Díli, Baucau e Bobonaro.

"O Governo de Timor-Leste e a Fundação Real Madrid planeiam criar uma escola de futebol para desenvolver o talento para o futebol dos jovens timorenses", declarou Manetelo aos jornalistas.
De acordo com o Secretário de Estado plano é criar polos da escola de futebol Real Madrid nos distritos de Díli, Baucau e Bobonaro, em cooperação com a Fundação Xanana Gusmão, que ficará encarregada de implementar o acordo.

As escolas de futebol do Real Madrid fazem parte de um projecto da sua fundação, que visa beneficiar as crianças mais desfavorecidas e contribuir para a sua inclusão social.

Em países de língua portuguesa, a Fundação Real Madrid já tem uma escola de futebol em funcionamento no Brasil e tem propostas para a abertura de outras em Portugal, em Angola e agora em Timor-Leste.
As escolas do Real Madrid são dirigidas a crianças e adolescentes entre os seis e os dezassete anos, contratando localmente as suas equipas técnicas.

quinta-feira, julho 21, 2011

Cabo Verde: Cluster do Mar vai determinar o futuro do país, diz PM

O primeiro-ministro cabo-verdiano considerou hoje que o Cluster do Mar, orçado em 300 milhões de euros, vai determinar o futuro de Cabo Verde, pois permitirá o desenvolvimento do arquipélago em praticamente todos os sectores.
José Maria Neves discursava no Mindelo (ilha de São Vicente) na abertura do Fórum sobre o Cluster do Mar, reunião que constitui um espaço de análise, discussão e definição de um plano de acção, a curto e médio prazos, para o desenvolvimento do sector, que envolve outros dois clusters, o do Ar e o das Novas Tecnologias.

Os projectos associados são vários, como as pescas, a criação de um centro internacional de conservação, processamento e exportação de produtos marinhos, reparação naval e pesquisa oceanográfica, como fármacos, energia das ondas e alterações climáticas, dependendo, porém, da mobilização de recursos financeiros. Tudo está ligado à renovação e/ou reconversão do Porto Grande, no Mindelo, infra-estrutura que, a par da renovação de outros portos internacionais - Cidade da Praia, Sal e Santo Antão -, pretende tornar Cabo Verde uma referência no Atlântico Médio.

Hoje, na sessão de abertura do Fórum, realizado pelo Gabinete do Primeiro-Ministro em parceria com a Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços do Barlavento (CCIASB), José Maria Neves salientou a oportunidade de se proceder a um balanço estratégico sobre políticas públicas no domínio do mar.

O chefe do governo disse esperar que o encontro do Mindelo permita traçar a visão e as estratégias, definir os recursos institucionais e humanos, identificar os principais atores e construir os consensos sobre a formulação de uma Agenda Estratégica para o Mar.
"O Estado terá, com certeza, um papel de visionário, de estratego e de regulador, mas caberá ao sector privado o papel motor de protagonista fundamental na construção e no desenvolvimento do já denominado hiper-cluster do mar", sustentou.

José Maria Neves reconheceu que ainda não se conseguiram explorar todos os recursos naturais e as potencialidades marinhas, sendo "bem nítida" a "deficiente" exploração económica que é feita do "valioso recurso". Desde que, em 2003, se introduziu o conceito "Cluster do Mar", acrescentou, foram já desenvolvidas várias acções, nomeadamente nas pescas e na reparação naval, bem como investidos "milhões de contos" na modernização dos portos e na transformação do Porto Grande num hub de cargas marítimas na sub-região.
"É preciso também dar um novo impulso aos transportes marítimos internacionais", sustentou José Maria Neves, para quem a criação de uma Companhia Nacional de Transportes Marítimos Internacionais é um "desígnio nacional", atendendo à vocação marítima do país.

Não temos dinheiro vamos ter de pensar

por André Macedo
Director do Dinheiro Vivo

Há exactamente 46 anos, um visionário chamado Robert Plinskin decretou a morte dos ovos.
Disse ele: "As mais recentes análises de mercado estabelecem, sem sombra de dúvida, que o ovo é um produto triste e lamentável. Os ovos não vão, obviamente, continuar a vender-se: não se seguram sozinhos, rolam facilmente, partem-se depressa, exigem pacotes especiais, são todos parecidos uns com os outros, são difíceis de abrir e não se empilham nas prateleiras". A lista de argumentos deste guru do marketing era arrasadora: os ovos estavam fritos.

Ler um relatório da Moody's ou de outra agência de rating sobre Portugal tem mais ou menos o mesmo efeito: o País passou o prazo de validade, está a viver com dinheiro emprestado, sobrevive com tempo que já não lhe pertence. Morre a crédito. Fatias de grandes empresas estão a ser vendidas à pressa para gerar receitas imediatas para abater na impressionante dívida pública. A lista de desgraças continua, pressiona e esmaga. O desemprego deixou de ser um número frio e distante que só interessa aos economistas. Agora morde os calcanhares a todos. Respira sobre cada um de nós. Há sempre um amigo, um irmão, um departamento da empresa onde trabalhamos, um concorrente, um restaurante onde íamos, alguém, seja ele quem for, que já foi apanhado na tenaz que avança. Ou alguém que sente, pressente ou adivinha que pode ser atingido a qualquer momento. A lista de horrores e defeitos e problemas e lamúrias e tristezas não acaba - cresce de dia para dia. Os mais novos, os mais pobres e os mais velhos são os que mais sofrem.

E, no entanto, os ovos não acabaram. A profecia revelou-se terrivelmente estúpida - a morte do ovos?! O mesmo pode acontecer com a praga de gafanhotos antecipada pela Moody's e, de certa forma, confirmada pelo ministro das Finanças: nove trimestres seguidos de recessão profunda. Será mesmo assim, inevitável? Há uma regra universal que diz assim: no mundo, o bom não desaloja o mau; mas o enérgico desaloja sempre o passivo. Portugal, por culpa própria, é um ovo rachado que está a servir de repasto aos mercados e de má consciência a uma União Europeia sem rumo e liderança. Sabemos isso. Não vale a pena repetir as habituais banalidades sobre a autoconfiança. Não resulta. Não chega. Também sabemos que não temos dinheiro, por isso temos mesmo de ter ideias, boas ideias, ideias que mobilizem, produzam e indiquem o caminho. Pior do que não ter presente, é não ter futuro. O futuro faz-se, também, da gestão de expectativas. Passos Coelho tem aqui alguma coisa a fazer. Nem oito nem oitenta.

Paulo Portas anuncia reunião bilateral em Agosto sobre vistos para Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, anunciou hoje em Luanda, que em agosto se realizará em Lisboa uma reunião bilateral entre Angola e Portugal para tratar do assunto dos vistos para cidadãos dos dois países.

Portas, que prestava declarações à imprensa no final de uma audiência não prevista no programa com o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, adiantou que o assunto foi abordado com o chefe de Estado angolano e que os dois governos estão empenhados "em dar um salto em frente nessa matéria".

Segundo o governante português, já foi dado o primeiro passo, que se refere à troca de documentos, e acertadas as posições entre as duas partes. "Era preciso a troca de documentos, o que já foi feito, marcar a reunião bilateral, que também já aconteceu, e como último passo chegar a um ponto de entendimento, que a breve trecho os estados alcançarão", disse Portas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, que foi portador de uma mensagem do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, para o Presidente, sublinhou ainda que o encontro correu “muito bem”, e frisou que no decurso da reunião foi reafirmado o empenhamento do Estado português no reforço das relações com Angola.

Hoje de manhã o ministro das Relações Exteriores de Angola já manifestara, no seu discurso na sessão de abertura do primeiro encontro de alto nível entre responsáveis angolanos e portugueses no quadro do Memorando de Consultas Políticas entre os dois estados, rubricado em 2008, o desejo de se encontrarem soluções para os problemas entre os dois países.
Perante o seu homólogo português, Georges Chicoty disse que esta é uma oportunidade impar, porque as discussões permitirão aprofundar muitos aspectos do interesse dos dois estados.
Chicoty classificou a visita de três dias de Portas a Angola como uma demonstração da importância das boas relações entre ambos os países.

Na audiência concedida a Paulo Portas, o chefe da diplomacia angolana foi convidado a visitar Portugal ainda este ano.

São Tomé: Suspeitas de "banho" nas presidenciais

Jornal santomense dá conta de compra de votos porta a porta.

Manuel Pinto da Costa, o candidato vencedor da primeira volta das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, apelou ontem ao procurador-geral, num discurso público, para que seja aberta uma investigação sobre "a origem do dinheiro e quem assinou as ordens de levantamento de tão exorbitante quantia". A quantia refere-se a 2,5 milhões de dólares levantados dos bancos santomenses na sexta-feira e que deixou o sistema bancário com problemas de liquidez.

O jornal santomense "Téla Nón" avançou na segunda-feira que o levantamento foi feito pelo "financiador de uma das candidaturas às eleições de domingo", o que aumenta as suspeitas de que o dinheiro estivesse destinado a comprar votos antes das eleições, o popularmente chamado "banho".

Para o ex-presidente Pinto da Costa, o mais votado na primeira volta com 35,8%, não se consegue "encontrar qualquer justificação razoável para que tal tenha acontecido a tão poucas horas do acto eleitoral". Para o candidato independente, um inquérito ao sucedido servirá para "afastar qualquer tipo de suspeição que ponha em causa a transparência da democracia" de São Tomé e assegurar "um clima de tranquilidade necessário para que a segunda volta decorra de forma livre e transparente".

Evaristo Carvalho, adversário que na segunda volta a 7 de Agosto obteve 21,8% e candidato do partido do governo não quis prestar declarações. O primeiro-ministro, Patrice Trovoada, prometeu uma declaraçãões para mais tarde.

[Eu não tinha dito que Pinto da Costa estava à espera que a vitória fosse "favas contadas"?]

Menos de um terço dos alunos do quarto ano dos EUA é bom a Geografia

Um terço dos alunos do oitavo nível de escolaridade dos Estados Unidos não identifica a relação entre as placas tectónicas próximas do Japão e os terramotos que aí têm lugar.

A América do Norte é maior que os EUA. Os EUA são maiores do que a Califórnia. A Califórnia é maior que Los Angeles. Metade dos estudantes do quarto ano de escolaridade dos EUA ouvidos num inquérito não conseguiu colocar por ordem descendente de dimensão estas regiões.

De acordo com o estudo “Nation’s Report Card”, da responsabilidade do Departamento da Educação norte-americano, 79% dos alunos do quarto ano que responderam a este teste mostraram um conhecimento básico ou inferior a esse nível.
Apenas 21% dos estudantes deste ano de escolaridade de ensino primário têm um conhecimento sólido sobre a Geografia e, destes, só 2% apresentaram um desempenho avançado da matéria.
Estes números mostram, contudo, uma melhoria relativamente aos resultados de 2001, o último ano em que foi realizado este teste.
Os alunos do oitavo e do 12º níveis de escolaridade do país também se situaram maioritariamente num conhecimento igual ou inferior a básico, sem grandes diferenças relativamente às provas realizadas uma década antes.
Das conclusões do estudo governamental, retira-se, por exemplo, que um terço dos estudantes do oitavo ano não percebe a relação das placas tectónicas próximas do Japão e os terramotos que aí têm lugar.

A capacidade para ler um mapa parece ter-se tornado numa arte perdida”, declarou Shannon GArrison, membro do conselho que supervisionou estes testes. A dependência face à tecnologia será um motivo, aponta a declaração. Menos horas do ensino da Geografia e História e mais de Matemática e de Leitura são outra justificação.

Coisas de Elites

Há uma verdade incontornável na história de Portugal. Se não fossem os pobres e incultos zés povinhos espalhados de norte a sul este país há muito que não existia.

As elites deste país sempre foram más, traidoras e vendidas. Foi assim com os que se venderam aos castelhanos, como os irmãos do próprio Nuno Álvares Pereira, foi assim durante a expansão ultramarina, foi assim com os vendidos aos Franceses e a Napoleão, foi assim com os vendidos aos ingleses depois, os iberistas seguidamente, ou hoje com saramagos e pinas mouras. Enfim, as elites portuguesas sempre primaram não por ser a linha da frente na defesa do país mas sim os primeiros a dar facadas nas costas dos conterrâneos, muitas vezes com um ódio só justificável imagino... pela vergonha do país onde nasceram, aliada a um umbiguismo de quem se julga superior.

Agora sente-se de novo no ar uma aragem de elitismo fratricida pintada a laivos de traição. À boleia de dificuldades económicas e crises monetárias começam a pulular pelos meios de comunicação gente que recentemente descobriu esse mundo novo a que se chama federalismo, defendendo e propagandeando um mundo novo dos Estados Unidos da Europa.

A estas "elites" durante os séculos combina um vector transversal. O dinheiro. Procuram-no por todas as formas, espoliam os portugueses, quando não há voltam-se para os outros na esperança de manter um status quo que não merecem, que aliás tudo fazem por desmerecer.

Esse dinheiro reverte-se em poder, o poder sobre o imundo e inculto povinho que por azar nasceu na mesma terra do ser "iluminado". Esses seres "iluminados" têm por direito fazer luz sobre os pobres de espírito.

A ganância dessa elite conspurcada não tem limites, porque na alma são tudo menos portugueses. Infelizes do resto de nós que temos de aturar estas elites.

Portugal e Tailândia

Ficam aqui dois tesourinhos descobertos no excelente blog Combustões




quarta-feira, julho 20, 2011

Portugal - Aicep: Turismo chinês pode trazer negócios noutras áreas

A administradora-executiva da Aicep-Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Teresa Ribeiro, afirmou hoje que a dinamização do turismo entre Portugal e a China poderá abrir novas perspetivas que levem à concretização de negócios noutras áreas.
"O turismo abre perspetivas de outra natureza e que são muitíssimo relevantes para fazer e concretizar negócios noutras áreas da atividade económica [entre Portugal e a China]", disse a responsável, em Lisboa.

Teresa Ribeiro falava no final de uma reunião na Aicep com uma delegação da Associação Chinesa de Empresas de Hong Kong, liderada pelo vice-ministro Guo Li.

Fugitivos sérvios: o poder e a queda em desgraça

Radovan Karadžić





Ratko Mladić






Goran Hadzic

terça-feira, julho 19, 2011

Guiné-Conacri: Presidente sobrevive a ataque na sua residência da capital

Um grupo fortemente armado atacou esta terça-feira a residência privada de Alpha Condé, Presidente da Guiné-Conacri. Segundo fontes presidenciais, o chefe de Governo conseguiu escapar sem ferimentos e encontra-se em segurança

Testemunhas afirmaram que o ataque ocorreu ao início da madrugada. “O Presidente estava cá, mas foi posto a salvo”, declarou uma fonte presidencial, acrescentando que partes da casa ficaram destruídas e outras foram danificadas pelas balas disparadas. Os atacantes fizeram explodir o portão principal com um lança-foguetes.
A rápida intervenção da guarda presidencial evitou danos maiores. No entanto, um dos guardas acabou por morrer e vários ficaram feridos, segundo informou Francois Fall, ministro do Governo.

Condé pediu calma após a ocorrência do ataque, numa emissão televisiva. “Os nossos inimigos podem tentar tudo, mas não podem impedir a marcha do povo guineense rumo à democracia", declarou Condé. "A democracia começou e vai continuar. Prometi-vos mudança, e se Deus quiser, é mudança que vai haver."

Até agora desconhece-se a identidade do grupo armado, no entanto já foi preso o antigo chefe do exército guineese, o general Nouhou Thiam, segundo disse a sua esposa. Thiam foi demitido pelo Presidente Condé logo após este ter assumido o cargo há sete meses.

As forças de segurança bloquearam estradas e estabeleceram barreiras militares em toda a cidade à procura de veículos suspeitos, enquanto a população permanece em casa. Uma reunião de emergência foi convocada esta tarde pelo primeiro-ministro Mohamed Said Fofanaesta com as figuras mais importantes do Estado e do exército do país.

Alpha Condé subiu ao poder democraticamente, em Dezembro de 2010, no que foram as primeiras eleições livres na zona oeste do continente africano, depois de um período de regime militar.

CP Carga assina protocolo com porto de Sines

Empresas querem explorar novos mercados com o acordo.

A CP Carga e a Administração do Porto de Sines (APS) assinaram um protocolo para “desenvolver soluções logísticas de base marítimo-ferroviária, que possam potenciar a competitividade do porto”, adiantou a APS em comunicado.

Com este protocolo a APS e a CP Carga pretendem expandir “as oportunidades de negócio, com a criação de novas soluções logísticas integradas”, sobretudo a nível ibérico.
A CP Carga pretende assim cumprir uma das suas principais linhas estratégicas “que tem como base o crescimento da actividade de e para os portos nacionais, que representam já cerca de 50% da actividade da empresa”, diz o comunicado.

A APS também realça a importância crescente do transporte de mercadorias. “No segmento da carga contentorizada continua a registar-se um bom crescimento, tendo no 1.º semestre de 2011 sido operados mais 12% de comboios, ou seja, 1.329 comboios contra 1.182 nos primeiros seis meses de 2010”.
Para Sines, o transporte ferroviário de mercadorias “apresenta um forte potencial de crescimento em novos tráfegos”.

Portugal - Exportação: Derovo, Metalusa, Frezite e COTESI vencem "Prémios Exportação & Internacionalização"

Os "Prémios Exportação & Internacionalização", criados através de uma parceria entre o Jornal de Negócios e o Banco Espírito Santo (BES) visa premiar as empresas portuguesas que se destacaram nas duas vertentes. Esta segunda-feira foram conhecidos os vencedores. veja aqui quais.

Ao concurso "Prémios Exportação & Internacionalização" concorreram 129 companhias. O prémio Revelação foi arrecadado pela Derovo e pela Metalusa.

A Derovo, que foi fundada em 1994, nasceu como uma motivação para a exportação. E de acordo, com o presidente, Amândio da Costa Santos, a empresa tem “apostado imenso na relação com os promotores do conhecimento”.

A Metalusa, fundada em 1990, e produz andaimes multidimensionais, plataformas suspensas e um conjunto de outros produtos voltados para o sector da construção.

Já na categoria PME a vencedora foi a Frezite. A empresa, fundada em 1978, apostou desde o seu início numa estratégia assente em três pontos: a qualidade, a inovação e a internacionalização.

E por fim, na categoria Grandes Empresas o vencedor é a COTESI. A empresa foi fundada em 1967 e a internacionalização foi uma aposta que data quase do início da sua actividade.

segunda-feira, julho 18, 2011

BIC Angola propõe 70 milhões pelo BPN

O presidente do BIC Angola, Fernando Teles confirmou que o banco angolano vai oferecer 70 milhões de euros (100 milhões de dólares) pelo Banco Português de Negócios (BPN).
A notícia é do semanário angolano O País, e Fernando Teles é citado a dizer que a proposta para a compra do banco luso, vai ser entregue até dia 20.

O presidente do BIC Angola não quis adiantar mais pormenores, sobre uma eventual redução de recursos humanos, caso o banco seja escolhido pelo Ministério das Finanças.

O presidente do BIC Portugal, Luís Mira Amaral era hoje citado pelo Público, a confirmar a existência de uma proposta para a compra do banco, ao dizer que "os accionistas reuniram-se e depois de terem analisado a proposta apresentada pela comissão executiva, incumbiram-na de realizar uma oferta de compra do BPN".

Entretanto, Mira Amaral já reagiu, dizendo que “Não é esse o número”.

Na primeira tentativa de privatização do BPN, que falhou por falta de interessados, ficou estabelecido um preço mínimo de 180 milhões de euros. Na operação em curso não há montante mínimo.

[Desde esta manhã que o Diário Económico vem mentindo descaradamente acerca da dimensão do brasileiro Banco Rural, supostamente interessado no BPN. Não, não é "das maiores instituições bancárias privadas do Brasil". É um banco pequeno, sem dimensão nacional e várias vezes envolvido em escândalos.
Sobre a proposta do BIC Angola: a proposta é baixa. Contudo, quem precisa não pode regatear muito... Definitivamente, quem vai sair prejudicado são os contribuintes portugueses! A não ser que o Governo português encontre alguma mézinha de que ninguém se está a lembrar.]

Portugal - Exportações: Empresa portuguesa ganha projecto de biométrica para a Polícia Nacional da Suécia

A Vision-Box ganhou um projecto na Suécia onde irá desenvolver soluções de recolha biométrica de dados para emissão de documentos.

A empresa portuguesa Vision-Box, que concentra a sua actividade nas áreas da biometria e em soluções para gestão de vídeo digital, irá fornecer unidades móveis e kiosks de recolha de dados biométricos à Polícia Nacional da Suécia.

Em comunicado, a Vision-Box explica que estas soluções irão ajudar as forças policiais devido à qualidade da emissão dos documentos de viagens electrónicos e à facilidade de uso dos sistemas de captura de dados biométricos.

A empresa, que já tem as suas soluções espalhadas por mais de 150 países e cuja tecnologia desenvolvida está na génese do Cartão do Cidadão e do Passaporte Electrónico Português, junta agora a Suécia ao seu currículo de clientes.

Guiné-Bissau: UE retoma cooperação de forma condicionada

A União Europeia decidiu hoje restabelecer a cooperação com a Guiné-Bissau, que suspendera parcial e temporariamente na sequência do levantamento militar de abril de 2010, mas condicionou esse reatamento ao cumprimento de uma série de condições definidas num «roteiro».

A decisão foi tomada hoje em Bruxelas pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que  aprovaram um documento que dá por encerradas as consultas abertas em março último, para análise conjunta do cumprimento dos acordos de Cotonu (UE-ACP), designadamente no domínio do respeito da democracia e Estado de Direito.

Os 27 deram-se por satisfeitos com os compromissos assumidos e acções já levadas a cabo pelo Governo de Carlos Gomes Júnior, pelo que decidiram encerrar as consultas e retomar "progressivamente" a cooperação nos domínios em que havia sido suspensa (áreas como a ajuda humanitária, assistência directa à população e projetos de combate ao crime transnacional nunca chegaram a ser interrompidas).
 
[A importante cooperação europeia. Será suficiente para pacificar a sociedade e a política guineense?]

Santa Sé e Malásia estabelecem relações diplomáticas

O Vaticano e a Malásia anunciaram hoje que estabeleceram relações diplomáticas, no final de uma audiência do papa Bento XVI ao primeiro-ministro deste país asiático muçulmano, Najib Razak.

Em comunicado, o Vaticano refere que Bento XVI e Najib Razak concordaram em "estabelecer relações diplomáticas entre a Malásia e a Santa Sé".
O chefe do Governo malaio foi recebido por Bento XVI na residência de verão do papa em Castel Gandalfo, nos arredores de Roma. Antes do Papa, Najib Razak tinha sido recebido pelo "número dois" do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e também pelo chefe da diplomacia do Vaticano, monsenhor Dominique Mamberti.

Portugal - Parecerias estratégicas: China Power negoceia compra de até 5% da EDP

A agência noticiosa Dow Jones avança que a China Power está em conversações adiantadas com o objectivo de adquirir uma participação na EDP, no âmbito do novo processo de privatização da eléctrica.

A agência noticiosa cita fontes próximas do processo, que preferiram não avançar valores para o negócio.

"A China Power está muito interessada na carteira de activos internacionais da EDP, que inclui activos eólicos nos EUA e investimentos no Brasil", disse uma das fontes. Fala-se em adquirir entre 2,5% e 5%, e já houve várias sessões de negociação", acrescentou a mesma fonte.

A empresa chinesa já havia demonstrado interesse na entrada no capital da EDP, sobretudo desde que ambas assinaram um memorando de entendimento com vista a uma parceria de operação no mercado chinês e outros mercados.

Portugal - Exportação: Casa Anadia inicia exportação de azeite para China

O mercado chinês vai começar a importar os azeites virgem extra produzidos pela Casa Anadia, situada em Alferrarede, Abrantes, com as primeiras encomendas contratualizadas para Setembro.

Produzidos este ano pela primeira vez tendo como objectivo a exportação, a Casa Anadia apostou nos azeites DOP (Denominação de Origem Protegida) - Ribatejo, para conquistar o mercado internacional pela "qualidade" do sumo de azeitona produzido, estando "praticamente esgotada" toda a produção deste ano, estimada em 70 mil litros.

Rui Coutinho, director comercial da Casa Anadia, afirmou que a aposta na produção de azeites virgem extra está programada para os próximos sete anos, tendo adiantado que as 70 toneladas agora produzidas estão "já vendidas" e serão entregues a partir de Setembro e até 2012 para Hong Kong, Brasil, Canadá, Polónia, Sérvia e Áustria.

Portugal - Logística e emprego: espanhola Cofares instala unidade logística no Montijo

A Cofares, cooperativa espanhola de distribuição de medicamentos, está a iniciar actividade em Portugal com a criação de uma empresa local (Farmavenix) e um armazém logístico farmacêutico, na zona do Montijo, foi revelado esta segunda-feira.

Segundo anuncia um comunicado do grupo, a operação envolve um investimento inicial de um milhão de euros (1M€), com a previsão de break-even no próximo ano (com 50% da taxa de ocupação), e vai criar cerca de 30 postos de trabalho (directos e indirectos).

Mota-Engil capta carga da China para seu terminal na Galiza

A TCL, concessionária de um novo terminal de contentores na Galiza, foi à China procurar estabelecer parcerias para captar tráfego (carga) para o porto de Ferrol (Caneliñas).

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL), que é controlado pelo grupo Mota-Engil através da Tertir, foi à China em busca de negócios para a sua mais recente concessão: o terminal de contentores do Porto Exterior de Caneliñas, que está a ser construído em Ferrol, na Galiza.

O TCL, através do FCT (Ferrol Container Terminal), ganhou, há menos de dois meses, a concessão do terminal espanhol.

São Tomé - Presidenciais: Pinto da Costa e Evaristo Carvalho vão disputar segunda volta.

Os candidatos Manuel Pinto da Costa e Evaristo Carvalho vão disputar a presidência de São Tomé e Príncipe numa segunda volta, após o sufrágio deste domingo.

De acordo com os resultados provisórios da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Pinto da Costa obteve 35,82% das intenções de voto, enquanto Evaristo Carvalho arrecadou 21,82% dos votos. A taxa de abstenção foi de 48%.

A segunda volta realiza-se a 7 de Agosto.

Pinto da Costa já veio comentar estes resultados provisórios, afirmando que não tem "informação oficial dos resultados. Nem sei se vai haver segunda volta. Só depois da oficialização dos resultados é que sei se haverá ou não segunda volta".

[A confirmarem-se estes resultados, e parece que assim será, trata-se de"um balde de água fria" para a candidatura de Pinto da Costa, que, com triunfalismo antecipado afirmava que ia vencer à primeira volta. Agora, terá que negociar com as restantes candidaturas, pagando a bom preço esses apoios.]

sábado, julho 16, 2011

Manifestações em Bissau exigem saída de Gomes Júnior

A última semana foi marcada pelas manifestações de quinta-feira realizadas pela oposição na Guiné-Bissau, exigindo a retirada de Carlos Gomes Júnior do cargo de primeiro-ministro.

Dez partidos da oposição guineense marcharam pacificamente nas ruas de Bissau e convocaram nova marcha para a próxima terça-feira e afirmaram que se vão manifestar "até que o Primeiro-ministro se demita ou seja demitido”.

Gomes Júnior já veio dizer que está "pronto" para eleições antecipadas e que aceita a manifestação porquanto ser democrata, mas disse não haver motivos para perturbações.

"Estou pronto a aceitar eleições antecipadas," disse o chefe do governo que falava Quinta-feira a tarde no lançamento da primeira pedra para a reconstrução do mercado central de Bissau, destruído durante o conflito político militar de 7 de Junho de 1998.

O primeiro ministro guineense recordou o trabalho do seu governo em estabilizar a situação no país e na recosntrução de infraestruturas e convidou a oposição a dar o seu contributo.
A oposição acusa-o de responsabilidade no caso 4 e 5 de Junho de 2009, em que foram mortos Baciro Dabo e Hélder Proença.

O primeiro-ministro rejeita estas acusações, afirmando tratar-se de calúnias, visando atingir negativamente a sua imagem e com isso eliminá-lo política e fisícamente.

[A Guiné e a sua típica instabilidade. Para os interesses que correm por fora não podiam ser melhores notícias...]

São Tomé: eleições presidenciais de vida ou morte

por Paulo Gorjão
Director do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS)

Com eleições presidenciais à porta, São Tomé e Príncipe vive há muito tempo uma crise de instabilidade política que em muito dificulta o seu crescimento económico.

No próximo domingo haverá eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, sendo possível que seja necessária uma segunda volta que, a confirmar-se, deverá ter lugar três semanas depois. Naturalmente, as hipóteses de sucesso não estão distribuídas de forma igual pelos dez candidatos presentes na disputa eleitoral, mas mesmo assim o resultado final é imprevisível.

Estas eleições presidenciais são cruciais para o futuro do primeiro-ministro, Patrice Trovoada. Tendo vencido as eleições legislativas em Agosto de 2010, a Acção Democrática Independente (ADI), por si liderada, foi incapaz de estabelecer um governo de coligação e acabou por formar um executivo minoritário. Ora, desde a transição para a democracia não houve um único governo - maioritário ou minoritário, de coligação ou de um só partido político - que vigorasse toda a legislatura. Em média, a partir de 1991, os governos duraram menos de dois anos, sendo evidente que existe um grave problema de instabilidade política em São Tomé e Príncipe.

Tendo em conta a natureza estrutural da instabilidade política, bem como a natureza minoritária do governo de Patrice Trovoada, não é muito arriscado vaticinar que o actual primeiro- -ministro, tal como os seus antecessores, terá muita dificuldade em manter--se no cargo durante toda a legislatura. Tudo se tornará ainda mais difícil se for eleito um novo Presidente da República oriundo, ou próximo, do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), o partido que mais tempo ocupou o poder político desde a transição para a democracia, derrotado em Agosto de 2010 pela ADI e actualmente a maior força política na oposição.

Isto dito, seja qual for o desfecho das eleições presidenciais, a instabilidade política vivida nas últimas duas décadas impõe que se proceda a ajustes de natureza sistémica. Trovoada defende a presidencialização do regime, uma solução que satisfazia as suas pretensões políticas. Julgo que o caminho a seguir deverá ser em sentido contrário, i.e. a parlamentarização do regime. Independentemente dos méritos de cada uma das soluções - um debate que não cabe neste espaço -, num ponto todos estarão de acordo: a estabilidade política é fundamental, uma vez que sem ela dificilmente haverá crescimento económico.

Uma última nota para registar que, no último ano, Patrice Trovoada veio três vezes a Portugal. Em nenhuma delas foi solicitada oficialmente qualquer audiência com o Presidente da República, o primeiro-ministro, ou o ministro dos Negócios Estrangeiros. As primeiras impressões confirmam-se: o distanciamento político de Trovoada - em claro contraste com o anterior primeiro-ministro e, em geral, com as lideranças anteriores do MLSTP/PSD - em relação a Portugal é indisfarçável.

Perante o reajuste a que procedeu Patrice Trovoada na relação de São Tomé com Portugal, é legítimo que o seu homólogo português, Pedro Passos Coelho, proceda de igual modo e reavalie também a relação de Lisboa com São Tomé. A seu tempo, ainda com Trovoada ou já com o seu sucessor, as relações bilaterais voltarão seguramente a conhecer um novo ciclo de cumplicidade política. Afinal, as lideranças políticas são efémeras, mas os laços históricos são duradouros.

quinta-feira, julho 14, 2011

Portugal quer "reforçar o projecto CPLP"

Portugal quer "reforçar o projecto CPLP" e está a trabalhar com a presidência angolana da comunidade lusófona para aumentar a coordenação política junto da ONU, disse o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Brites Pereira.

A escolha de três países lusófonos - Angola, Moçambique e Brasil - para primeiras deslocações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, mostra a prioridade do Governo relativamente a uma "visão e valores partilhados da CPLP", referiu o secretário de Estado português, à margem de uma ronda de encontros em Nova Iorque. O périplo lusófono do ministro Paulo Portas começa a 21 de Julho, em Angola, e termina a 25, em Brasília.

quarta-feira, julho 13, 2011

"Os portugueses e os gregos vivem à custa dos alemães”, diz economista alemão

Hans-Werner Sinn, presidente do instituto Ifo, diz que “os portugueses e os gregos vivem à custa dos alemães”.

Numa entrevista ao jornal Bild, o economista alemão afirmou que “a ajuda à Grécia e a Portugal está muito acima das possibilidades dos alemães (...) e que os reformados vão ser as primeiras vítimas destes resgates", acrescentando que “os portugueses e os gregos vivem à custa dos alemães”.

Sondagens recentes mostram que a maioria dos cidadãos alemães opõe-se a ajudar Grécia e considera que Berlim não deveria ter usado o dinheiro dos contribuintes em países que não cumpriram as regras orçamentais da União Europeia.
Também a confiança dos alemães face à moeda única tem decaído. Segundo uma sondagem divulgada pela Reuters, actualmente três quartos da população admite ter pouca confiança no euro e, de acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Werner Hoyer, "já há muitas pessoas a considerar positivo voltar ao marco”.

[O que nós temos que ouvir... E ouvir e calar... Já lá diz o provérbio: "Quem muito se agacha..."]

Embaixador dos EUA diz que turismo americano pode "ajudar economia" de Portugal

O embaixador americano em Portugal, Allan Katz, defendeu hoje que o turismo dos EUA pode "ajudar a economia" nacional, lamentando a falta de informações transmitidas àquele público-alvo que desconhece o país.
Para o embaixador, que falava no seminário sobre Turismo e Segurança, promovido pela PSP, a decorrer em Gaia, "ao contrário de todos os outros esforços que estão a ser feitos pelo governo e setor privado, esta é provavelmente a única área onde a economia de Portugal pode crescer sem ser necessário gastar mais dinheiro".

Explicou que "já existe uma infraestrutura para uma indústria próspera de turismo e não é preciso olhar para além da própria cidade em que nos encontramos".
"Têm um óptimo aeroporto, um rio notável e uma bela comunidade, a Douro Azul e as suas viagens, as caves e muitas outras coisas que não precisam de ser alteradas. A única coisa que precisa de ser alterada é o número de pessoas a visitar", salientou.

Lamentou porém que "a maioria dos americanos não sabe nada sobre Portugal", considerando que "o maior problema é que a maior parte da informação sobre Portugal que vai para os EUA é dirigida às comunidades portuguesas norte-americanas", que "já sabem que Portugal existe e vêm a Portugal independentemente da informação que recebem do país".
Falando sobre o potencial de Portugal enquanto destino turístico, destacou que "quando um americano viaja para a Europa há várias coisas que são muito importantes".
"Vêm para a Europa para ver coisas antigas, boa comida e bom vinho", tudo coisas "que Portugal tem", justiçou.

Para além disso, acrescentou, "querem ainda sentir-se seguros e Portugal é talvez o país mais seguro da Europa para os americanos".
"Há muitos americanos que viajam muito para o estrangeiro e evitam locais onde veem demonstrações de violência, mesmo sendo em países onde normalmente iriam como a Grécia. Evitam também partes turbulentas do mundo, porque não as percebem, como o Egito e o Médio Oriente", referiu.
Por isso mesmo, "o país que tem as melhores ofertas para os americanos é Portugal" que apresenta "um ótimo produto a vender".

Como exemplo referiu que Portugal poderia duplicar os 250 mil turistas americanos por ano, só no estado da Flórida "que tem 18 milhões de pessoas".
"Deixem-nos ajudar-vos. Sabemos como promover bons destinos", rematou.

Aumento de exportações acima do de importações leva a queda de 9 milhões do défice comercial

Exportações aumentam tanto para a União Europeia como para o espaço extra-comunitário. Importações vindas da UE sobem 5%, mas disparam quase 30% no comércio fora da união.

As exportações aumentaram em Portugal entre Março e Maio de 2011, a um ritmo que superou o crescimento das importações no mesmo período. Em consequência, o défice comercial desceu mas, ainda assim, mantém-se acima de 4 mil milhões de euros.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), as saídas de bens nacionais representaram, neste período, 10.879,4 milhões de euros, quando em igual período do ano passado o valor estava em 9.343,2 milhões. Registou-se, portanto, um aumento de 16,4%.
Ao mesmo tempo, as importações subiram de 14.192,6 milhões para 15.719,4 milhões de euros, um avanço relativo de 10,8%.

Nesse sentido, o défice da balança comercial fixou-se, na totalidade dos meses de Março, Abril e Maio, em 4.840,0 milhões de euros, abaixo dos 4.849,4 milhões registados no mesmo período de 2010, uma descida de 9,4 milhões de euros.

A taxa de cobertura do comércio internacional (que representa as exportações sobre as importações) fixou-se em 69,2%. Tinha sido de 65,8% no período homólogo.
De acordo com os resultados globais preliminares do INE, a contribuir para maiores exportações estiveram as transacções dentro da União Europeia, na ordem dos 17%, onde as importações cresceram abaixo de 5%.

O comportamento é inverso no que diz respeito às trocas para fora do espaço comunitário. As saídas avançaram 15,3%, ao passo que as entradas dispararam 29,1%.

Timor: Fretilin critica plano muito dependente do petróleo

A FRETILIN, maior partido da oposição em Timor-Leste, considera que o Plano Estratégico de Desenvolvimento que o primeiro-ministro apresentou terça-feira aos parceiros internacionais vai acentuar a dependência do país dos recursos petrolíferos.

Numa posição pública de crítica ao PED, hoje divulgada, aquele partido considera que "é fortemente baseado no desenvolvimento da indústria do petróleo", sem apontar qualquer alternativa a esse modelo de desenvolvimento.

"O que acontecerá se não houver mais descobertas de reservas substanciais de petróleo com a magnitude dos campos de Bayu-Undan ou Greater Sunrise? O que acontecerá se Greater Sunrise não avançar?", interroga a FRETILIN.

Acusando o Governo de "confiar demais em receitas que não estão asseguradas", lembra que a preocupação atual dos países ricos em petróleo é elaborar programas que lhes permita sair da dependência exclusiva desse tipo de receitas, por se tratarem de recursos finitos.

terça-feira, julho 12, 2011

Brasileiros são maior comunidade em Portugal

Os brasileiros são o maior grupo de estrangeiros residentes em Portugal, seguindo-se os ucranianos e os cabo-verdianos, de acordo com um relatório sobre tendências migratórias apresentado hoje em Bruxelas.

"O maior grupo é o dos brasileiros (que respondem por 26% do total da população estrangeira com uma autorização de residência válida), seguidos dos ucranianos (12%) e dos cabo-verdianos (11%)", refere o estudo da OCDE.

"O número de naturalizações continua a subir e atingiu um novo pico de 25 500 em 2009, acima de sete vezes mais do que o nível de 2006", sendo que a maior parte tem origem nos PALOP.

Lufthansa e angolana TAAG fazem parceria

As duas companhias aéreas vão criar uma empresa de catering para fornecer refeições das transportadores que operam em Angola

A Lufthansa vai criar uma empresa de ‘catering’ (serviço de refeições a bordo dos aviões) com a TAAG. O acordo de parceria será assinado hoje, no âmbito da visita da chanceler alemã, Angela Merkel, a Angola.

A nova empresa terá o nome de Angola Air Catering e terá como accionista a TAAG, a Empresa Nacional de Exploração e navegação Aérea angolana e a alemã LSG, uma subsidiária da Lufthansa, que controla 32% do mercado mundial de ‘catering’. A parceria irá traduzir-se num investimento de 8,5 milhões de euros, avançou o semanário angolano “Novo Jornal”.

A Lufthansa lidera a Star Alliance, a aliança de companhias aéreas da qual faz parte a TAP. Já a TAAG não integra nenhuma das três maiores alianças mundiais, a Star Alliance, a Oneworld e a Sky Team. A empres terá como objectivo fornecer as companhias aéreas que escalam em Luanda e que actual não recorrem ao 'catering' local, por falta de qualidade do serviço prestado.

Angela Merkel, no âmbito da sua visita a Angola, será recebida amanhã pelo presidente da República, José Eduardo dos Santos. Os dois líderes deverão discutir, entre outros temas, a possibilidade de uma parceria no domínio da indústria farmacêutica. Segundo o Novo Jornal, o Governo angolano quer que as farmacêuticas alemãs criem laboratórios, unidades industriais e bases logísticas no país, sendo que estas poderiam também fornecer a região da África Austral.

segunda-feira, julho 11, 2011

Melhor Moscatel do mundo é de Setúbal

O Concurso Muscats du Monde, que se realiza em França, avalia e premeia os melhores vinhos de todo o mundo que são elaborados exclusivamente com a casta Muscat e que em Portugal se expressa também no conhecido Moscatel de Setúbal.

Os Vinhos Venâncio da Costa Lima concorrem desde 2008, tendo no ano passado o seu Moscatel sido colocado no Ranking TOP 10 (único vinho português).
Este ano, o Moscatel de Setúbal Reserva 2006 arrebatou o primeiro lugar. .

A 11.ª edição do Concurso Muscats du Monde realizou-se em Montpellier, contando com 23 países concorrentes que apresentaram um total de 210 vinhos.

quarta-feira, julho 06, 2011

EUA: Conferência de Professores sobre português e espanhol

As coordenadoras do ensino do português nos Estados Unidos e Canadá participam a partir de hoje na Conferência Anual da Associação de Professores de Espanhol e Português (AATSP), em Washington, para "juntar estratégias" com o espanhol.

"Queremos auscultar o que os professores de modo geral nas línguas estrangeiras precisam de nós", disse Fernanda Costa, da Coordenação do ensino do português nos Estados Unidos, que pela primeira vez estará representada nesta conferência, já na 93.ª edição, e em que a língua é normalmente representada pelo ramo brasileiro.

"Como temos tido pouco marketing ou quase nenhum, achamos que chegou a altura de nos darmos mais a conhecer. Temos leitorados em algumas universidades com quem o Instituto Camões tem protocolos de cooperação, com cinco leitores no terreno", salienta.

Ramos-Horta reafirma interesse timorense em comprar dívida lusa

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, reiterou hoje o interesse do seu país em comprar dívida soberana portuguesa, numa operação que poderá envolver o Brasil e Angola.

Ramos-Horta, que se encontra em visita oficial a Cabo Verde, explicou que a proposta inicial foi reformulada e que neste momento Timor-Leste pretende comprar a dívida soberana de Portugal, juntamente com Brasil e Angola, numa operação que, segundo garantiu, tem o aval do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e do líder da oposição timorense.

A agência de notação financeira Moody's cortou na terça-feira o rating de Portugal em quatro níveis, para 'junk' (lixo).

AEP promove missão empresarial à Ucrânia

Nove empresas portuguesas de vários sectores iniciaram hoje uma missão à Ucrânia, organizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), e que decorre até sexta-feira, anunciou a estrutura.

A missão ao país da Europa de leste tem como objectivo realizar uma série de encontros e contactos com diversas entidades e instituições económicas em Kiev, refere a AEP em comunicado.

As empresas envolvidas nesta deslocação à Ucrânia são a Decormar, Efacec, Impetus, Jerónimo Martins, Martifer Solar, Mibilbanho, Newhotel Software, Solar do Louredo e Tecnimede.

A Ucrânia, que enviou uma delegação diplomática e empresarial a Portugal em Março, conta com perto de 47 milhões de habitantes e um crescimento médio anual de 7%, segundo dados disponibilizados pela associação.

A missão da AEP faz parte das iniciativas de promoção de expansão internacional das empresas portuguesas e tem o apoio da Câmara de Comércio e Indústria da Ucrânia.

terça-feira, julho 05, 2011

Sonae abre primeira loja Zippy no Egipto

Objectivo da retalhista é abrir estabelecimentos em "número considerável" nos próximos três anos no Médio Oriente.


A Sonae abriu a primeira loja de vestuário infantil Zippy no Egipto, onde já está presente através da WeDo, da área de informática da Sonaecom.
Esta abertura “enquadra-se na estratégia de crescimento internacional acelerado” da retalhista, dias depois de ter sido inaugurado também o primeiro estabelecimento da marca na Turquia.
A chegada da Zippy ao Egipto é um passo importante no projecto de expansão da Sonae no Médio Oriente”, considera Miguel Seixas, administrador da área de retalho especializado Sonae SR, citado pelo comunicado de imprensa enviado às redacções.

Além disso, o responsável garantiu que a empresa “prevê a abertura de um número considerável de lojas Zippy até 2014 em vários países da região”.

Contudo, a nova loja no Cairo não terá a designação de Zippy, mas sim de Ziddy, já que a versão original da palavra em árabe não é “reproduzível”, como explicou em Abril o CEO da Sonae, Paulo Azevedo.
O estabelecimento, aberto em regime de franchising através da parceria com a Fawaz Alhokair Group, conta com 400 metros quadrados de área de vendas e está localizado no Centro Comercial Mall of Arabia Cairo.

A Sonae anunciou a intenção de entrar em nove países do Médio Oriente em Julho de 2010, onde estava incluído o Egipto, juntamente com a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Líbano, a Jordânia, o Qatar, o Kuwait, o Cazaquistão e ainda o Bahrein. A finalidade divulgada era a de abrir 70 lojas até 2014.

Em Junho, na cidade de Istambul, na Turquia, foi inaugurada uma loja Zippy. Além disso, foi anunciado o objectivo de abrir outro equipamento naquela nação nos três meses seguintes.

Inserido na estratégia de internacionalização, no mesmo mês, a companhia assegurou que detinha mais de 100 lojas em Espanha das várias marcas de que é proprietária: Worten, Sport Zone e Zippy.

segunda-feira, julho 04, 2011

Aeroporto de Beja poderá ter ligações para o Benelux

O aeroporto de Beja poderá ter ligações especiais com aeroportos da Bélgica, da Holanda e do Luxemburgo em 2012 e 2013, sobretudo fora da época alta no Alentejo, anunciou hoje a ANA - Aeroportos de Portugal.

Segundo a ANA o aeroporto de Beja e a Agência de Promoção Turística do Alentejo (APTA) consideram que podem vir a ser criadas ligações especiais entre Beja e aeroportos do Benelux, uma união económica e aduaneira que reúne a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo.
As ligações poderão realizar-se "sobretudo fora da época alta da ocupação turística" no Alentejo, para, desta forma, irem "mais ao encontro dos interesses dos empresários regionais e dos operadores turísticos holandeses".

A hipótese das ligações foi abordada numa ronda de contactos efectuada no final de Junho pelo aeroporto de Beja e a APTA com alguns dos operadores turísticos holandeses "mais importantes para a região", explica a ANA.
Durante os contactos, os operadores "demonstraram completa abertura para encontrar um modelo de operação" de ligações especiais "com o envolvimento" do aeroporto de Beja e da APTA, refere a ANA.

A "arquitectura" das ligações, explica a empresa, "será sobretudo ditada pela multiplicidade de motivações que levam os holandeses a procurar o Alentejo", ou seja, "utilizando equipamentos adequados à procura e sempre com base em voos directos".
Segundo a ANA, para o aeroporto de Beja e a APTA, o mercado do Benelux, "mais concretamente o da Holanda", é "da maior importância" para afirmar o Alentejo como destino turístico, como atesta o histórico do comportamento daquele mercado, que, nos últimos anos, tem ocupado uma posição "destacada" na procura turística da região.

Por outro lado, o aeroporto de Beja, como nova forma "mais célere e simples" de chegar ao Alentejo, vai permitir uma "optimização da utilização dos recursos turísticos" da região e tem permitido "pôr em marcha operações especiais de promoção" em "mercados prioritários", como a que decorrer no Reino Unido.

De acordo com a ANA, os efeitos da operação de promoção do Alentejo no Reino Unido "já se estão a fazer sentir, com um aumento muito significativo das noites efectuadas pelos ingleses nos hotéis da região desde o início do ano".

sexta-feira, julho 01, 2011

Bem posto...

Justiça lhe seja feita

"Ao contrário do que fazia José Sócrates, Pedro Passos Coelho responde às perguntas que lhe são feitas. Concorde-se ou não com o que homem diz, ao menos ele não trata as pessoas como parvas."

in O Insurgente