sexta-feira, janeiro 27, 2012

Escócia vai a referendo para se tornar independente

O primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, anunciou um plano para convocar um referendo sobre a independência da Escócia, que há 300 anos faz parte do Reino Unido.

O político nacionalista disse que pretende que os escoceses que tenham mais de 16 anos tenham direito ao voto.

O líder do Partido Nacionalista Escocês classificou a votação como a "decisão mais importante para a população da Escócia em três séculos", em referência à data de 1707, quando Inglaterra e a Escócia se uniram.

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Companheira do ex-major Reinado é candidata presidencial

O objetivo de Angelita Pires é combater a "imensa injustiça" que diz existir no país e dar voz às mulheres e jovens timorenses.

Angelita Pires, a companheira de Alfredo Reinado, apresentou hoje a candidatura à Presidência de Timor-Leste com o fim declarado de combater as "várias formas de injustiça" existentes no país, e das quais ela própria se diz vítima.
Após a apresentação da candidatura num hotel de Díli, Angelita Pires sublinhou existir em Timor-Leste, além das "várias formas de injustiça", uma imensa discriminação entre a "maior parte da população, que é muito pobre, e meia dúzia de pessoas que são muito ricas".

A agora candidata recordou que ela própria foi vítima de injustiça ao ser alvo de "detenção ilegal" e acusada de ter instigado o ataque à residência presidencial a 11 de fevereiro de 2008, em que o Presidente Ramos-Horta ficou gravemente ferido e Alfredo Reinado, o ex-major e namorado de Angelita, acabou por morrer.
Angelita Pires, que veio a ser ilibada de todos os crimes pelo tribunal que julgou o caso, acredita que, entre as mulheres e os jovens timorenses, não só herdou a popularidade de Alfredo Reinado, "o que foi muito natural", como ganhou o respeito da mulher timorense.

"Eu fui vítima da imensa injustiça em Timor-Leste. Sou vítima, assim como todas as outras mulheres timorenses foram vítimas de uma forma ou outra: perderam maridos, filhos, irmãos, pais" e até hoje "não receberam o devido reconhecimento ou explicações sobre os motivos por que os perderam".
"Ao ganhar o processo de 11 de fevereiro, dei-lhes [às mulheres timorenses] coragem para começarem a fazer perguntas, serem mais ativas politicamente", acrescentou.

Mas a razão que levou Angelita Pires a regressar a Timor-Leste foi a libertação de Maurtinus Bere, acusado de crimes contra a humanidade por ter estado envolvido no massacre realizado por milícia pró-indonésia na Igreja de Suai contra civis timorenses, após o referendo de 1999 que conduziu o país à independência.
Recordando que se demitiu do cargo de segunda vice-presidente do Partido Unidade Nacional Democrata Resistência Timorense (Undertim), a candidata garantiu que regressará ao partido se perder as presidenciais e será deputada no Parlamento Nacional. "A questão é dar coragem à mulher timorense e reforçar a democracia", destacou.

Sobre os restantes candidatos, destacou como principais opositores o brigadeiro Taur Matan Ruak, "muito carismático e uma figura histórica", e Francisco Guterres Lu Olo, que é apoiado pela Fretilin.

Anunciaram já sua candidatura às presidenciais Taur Matan Ruak, ex-chefe das Forças Armadas, o presidente do parlamento Fernando Lassama de Araújo, apoiado pelo Partido Democrático (PD), Manuel Tilman, deputado, apoiado pelo partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha), Francisco Guterres Lu Olo, apoiado pela Fretilin e o antigo ministro do Interior Rogério Lobato.

O Presidente Ramos-Horta ainda não anunciou a sua decisão.

terça-feira, janeiro 24, 2012

Timor-Leste: número de professores portugueses vai duplicar este ano

O número de professores portugueses em Timor-Leste vai duplicar a partir deste ano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A diplomacia portuguesa indica que, em resultado de um novo protocolo, "Portugal duplicará o número de professores portugueses contratados, dos atuais 80 para aproximadamente 170".

Estes docentes "serão colocados em todos os 13 distritos do território timorense" e a cooperação portuguesa contribuirá ainda "para a formação de 7000 candidatos a professores timorenses, bem como de professores que lecionam atualmente nos níveis básico e secundário, num universo escolar que compreende 300 mil alunos", acrescenta o comunicado.

O protocolo, assinado entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e o Ministério da Educação de Timor-Leste - e divulgado no mesmo dia em que o ministro da Educação português, Nuno Crato, chegou ao território asiático - apresenta um elemento "inovador", que passa por "um papel mais activo" da parte de Timor-Leste, traduzido "num cofinanciamento em 59% do esforço orçamental e numa partilha das responsabilidades de gestão".

O acordo "visa apoiar o setor educativo timorense durante o período 2012-14 e, ao mesmo tempo, reforçar o uso da língua portuguesa em Timor-Leste", comunica o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a partir de Lisboa.
"Uma melhor educação" é "o objetivo prioritário", considerando a diplomacia portuguesa que "tal é vital para a redução da pobreza, e consequente desenvolvimento social e económico, da sociedade timorense".
Instituições de ensino superior portuguesas e timorenses vão participar na aplicação prática do protocolo hoje divulgado, refere o mesmo comunicado.

O ministro da Educação português chegou hoje a Timor-Leste, onde dará sequência a protocolos anteriores assinados entre os dois países. A presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, acompanha Nuno Crato na comitiva da visita oficial de cinco dias.
Nuno Crato, antes de viajar para o país asiático, quer dar "maior força" à língua portuguesa.

Durante a estada em Timor-Leste, Nuno Crato terá encontros com o vice-primeiro-ministro e com o ministro da Educação timorenses e visitará a Escola Portuguesa de Díli, as novas escolas de referência localizadas em vários distritos do país e ainda a Universidade Nacional.

No final de setembro, durante a visita oficial do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, a Portugal, foram assinados dois acordos para a criação de escolas de referência e para reforçar a cooperação entre os dois ministérios na capacitação de recursos humanos.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Fitur: Portugal tem o melhor stand da feira de Madrid

Uma das maiores feiras de turismo do mundo, reconheceu a qualidade do stand a nível internacional.
         
O stand de Portugal foi premiado com a distinção "Melhor Stand Internacional" na Fitur de Madrid. Esta é a segunda vez consecutiva que o Turismo de Portugal vence este prémio na feira que é já considerada a mais mediática feira de turismo na Europa.

No balanço desta edição - que termina hoje - visitaram a Fitur de Madrid mais de 200 mil pessoas. O stand do turismo de Portugal foi premiado pela "diversidade da oferta turística" e pela "disposição inovadora, interativa e convidativa", afirma a organização em comunicado, elogianfo o "forte apelo visual sobre as (sete) distintas áreas de informação”.
Em 2010, o stand português foi premiado no World Travel Market (Londres) como o “Melhor para fazer negócios” e no mês passado, em Barcelona, recebeu na EIBTM a distinção “Stand de Negócios mais Inovador”.

Até novembro de 2011, o mercado espanhol registou um desempenho de 1,31 milhões de hóspedes (mais 2% que em 2010) a preferirem a oferta hoteleira nacional, gerando 3,3 milhões de dormidas (+ 7,6%) e 1025 milhões de euros em receitas turísticas, segundo dados do Turismo de Portugal.

TAP autorizada a voar para Abu Dhabi

O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) concedeu à TAP licenças para explorar rotas regulares para Abu Dhabi, a partir dos aeroportos portugueses de Lisboa, Porto e Faro, segundo três despachos publicados hoje em Diário da República (DR).   

No caso da rota Porto/Abu Dhabi/ Porto, a TAP deve assegurar "um mínimo de 468 frequências anuais".
Para a ligação Lisboa/ Abu -Dhabi/ Lisboa, a companhia aérea liderada por Fernando Pinto deverá realizar um mínimo de 1.778 frequências anuais e para a rota Faro/Abu-Dhabi/Faro um mínimo de 728 frequências anuais, segundo os despachos publicados hoje.
A 21 de novembro foi publicado um aviso em DR a informar que a TAP tinha pedido licenças para explorar estas ligações.

As misérias do Presidente

Com a devida vénia ao Pedro Santos Guerreiro
in Jornal de Negócios

O Presidente da República é uma majestade protegida. Há uma deferência especial, começando na imprensa, que virá talvez do reconhecimento de que o cargo tem sido um culminar agraciado de carreiras políticas. É preciso cometer um grande erro para perder essa imunidade. Esse erro é desrespeitar os portugueses. E Cavaco Silva cometeu-o.

O valor da pensão de Cavaco Silva sempre o preocupou. Há um ano, entre dois mandatos, o candidato Cavaco Silva lamentou-se publicamente da pensão da sua mulher. É uma coisa que o incomoda. E compreende-se que se lamente por não poder mais acumular salários com pensões; que as veja cortadas por impostos; que as reveja diminuídas por cortes da "troika". A crise afecta todos os que têm rendimentos (muito mais do que os que têm património) e mesmo quem ganha muito pode continuar a ganhar muito mas só depois muito perder. Mas nada disto amnistia ou atenua aquele desabafo de vão-de-escada. Porque é omisso e manipulador; porque é de um Chefe de Estado; porque é de um privilegiado, mesmo que à custa de transpiração. Portugal está hoje cheio de transpirados no desemprego, de brilhantes a recibos verdes e de jovens promessas que não terão pensões.

As misérias do Presidente da República não são misérias, são privações. O desabafo do Presidente não é um desabafo, é uma zanga incontida na semana em que recebeu a primeira reforma cortada, a de Janeiro. Milhares de portugueses levaram essa chapada naquele dia. Não precisavam de levar a segunda. Sendo pessoal, omissa em relação a outra pensão e às despesas que não paga, é uma frase selectiva. Terá sido afinal por razões pessoais que questionou a "equidade fiscal" destes cortes apenas na Função Pública? Não podemos crer que sim, seria demasiado mesquinho, o nível de impostos é mesmo de uma enorme violência. Mas então por que razão não se levantou o Presidente contra a falta de "equidade fiscal" noutras áreas, como o IRS de casados que ganham se simulares divórcios?

Cavaco Silva quis fazer-se de mártir mas regou-se com gasolina. Colocou a questão legal num prisma moral. A moral tem um inimigo no moralismo. A República não pode ter um inimigo no Presidente. "Não sei se ouviu bem, 1.300 euros por mês" é dos maiores insultos públicos dos últimos meses aos portugueses. Custa muito pedir desculpa, mas é isso que o Presidente deve fazer neste momento. A franqueza só é uma fraqueza se a gente for fraca. E um "fraco rei faz fraca a forte gente".

Que miséria, esta.
[bold é da minha responsabilidade...]

domingo, janeiro 22, 2012

Eleições antecipadas na Guiné-Bissau a 18 de março


Os três principais partidos da Guiné-Bissau concordam com a data de 18 de março, anunciada pelo Presidente interino, para a realização de eleições presidenciais antecipadas. 

A posição do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) foi transmitida pelo porta-voz, Oscar Barbosa, do PRS (Partido da Renovação Social), pelo seu presidente interino, Ibraima Sory Djaló e a do PRID (Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento), por Abdu Mané, da direção política do partido.
Oscar Barbosa diz que o PAIGC, no poder, está preparado para 18 de março e na devida altura apresentará o seu candidato às eleições antecipadas, que decorrem do falecimento do Presidente, Malam Bacai Sanhá, no passado dia 9 deste mês.
"O PAIGC é um partido histórico e com responsabilidades perante este povo, pelo que estamos preparados para a ida às urnas. O PAIGC queria que se respeitasse na íntegra a data prevista na Constituição, mas compreende que tal não é possível devido ao facto de a morte do Presidente (Malam Bacai Sanhá) ter levado o país a ficar de luto durante alguns dias, aceita-se a data de 18 de março", indicou o porta-voz do PAIGC.

Ibraima Sory Djaló, presidente interino do PRS, do ex-presidente guineense, Kumba Ialá, diz que o dia 18 de março é a data avançada pelo seu partido nas consultas com o Presidente interino do país, Raimundo Pereira. "18 de março é a data que havia sido avançada pelo PRS, de modo que estamos plenamente de acordo com ela. Pensamos que com essa data estamos a respeitar a Constituição. O PRS está preparado para ir às urnas no dia 18 de março", afirmou Sory Djaló, que lidera o PRS, desde que Kumba Ialá decidiu fixar residência, de forma voluntária, fora da Guiné-Bissau há mais de dois anos.


Kumba Ialá, que deverá ser o candidato às presidenciais pelo PRS, fixou residência em Dacar, no Senegal, mas muitas vezes viaja para Marrocos e Mauritânia. Isto desde que, em 2009, se converteu ao islamismo, passando a chamar-se Mohamed Ialá.
Concordante também com a data de 18 de março está o PRID, fundado pelo ex-primeiro-ministro, Aristides Gomes, exilado em Dacar, Senegal, há mais de dois anos.O porta-voz do PRID, terceira maior força política guineense, Adbu Mané afirma que embora se possa falar "numa ligeira violação da Constituição", o seu partido aceita a data anunciada pelo Presidente interino, Raimundo Pereira.
"Respeitamos a decisão do Presidente interino, pelo que estamos prontos para o dia 18 de março. O PRID gostava que fosse no dia 9 de março, como recomenda a Constituição, mas ainda que seja uma pequena violação da Constituição, aceitamos a data agora anunciada pelo Presidente da República interino", disse Mané.

terça-feira, janeiro 17, 2012

TV chinesa tenciona abrir delegações em Angola e mais 13 países africanos

Angola é um dos países africanos onde a Televisão Central da China (CCTV) tenciona abrir este ano delegações, disse hoje fonte da estação estatal chinesa.

A CCTV inaugurou a semana passada um centro de produção em Nairobi, Quénia, e até ao final de 2012 quer estabelecer mais 14 delegações no continente africano, anunciou hoje um jornal oficial, sem identificar os referidos países.

O novo CCTV África News Production Center, instalado na capital queniana, "é apenas o início de uma grande expansão da estação fora da China" e no dia 1 de fevereiro vai ser inaugurado em Washington um centro idêntico, indicou o diário Global Times.
Em ambos os casos, a direção é assegurada por um quadro chinês, mas a maioria do pessoal, incluindo produtores e repórteres, foi contratada localmente.

A expansão da CCTV visa aumentar a influência internacional da China, tentando elevar o desenvolvimento da cultural do país ao nível já alcançado pela economia.
"Claro que as notícias terão de ser aprovadas pelos editores em Pequim, mas estamos a fazer o nosso melhor para apresentar os factos", disse o Global Times.
A CCTV lançou em 2009 um canal internacional de notícias em inglês, chamado CCTV News.
Desde então, a CCTV News contratou 45 correspondentes estrangeiros em mais de 30 países, além de 15 jornalistas de língua materna inglesa que, de hora a hora, apresentam os noticiários.

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Universidade chinesa cria Centro de Estudos dos Países de Língua Portuguesa

A Universidade de Economia e Negócios Estrangeiros de Pequim (UIBE) inaugurou hoje um Centro de Estudos dos Países de Língua Portuguesa para desenvolver "projectos de investigação histórica e estudos contemporâneos". O objectivo é "promover a amizade, cooperação e intercâmbio entre a China e os países lusófonos, com o melhor apoio dos especialistas e eruditos do interior da China e aproveitando Macau como plataforma", anunciou a instituição em comunicado.

Um antigo vice-ministro chinês do Comércio, Wei Jianguo, e o reitor da UIBE, Shi Jianjun, são os presidentes honorários do novo Centro (CEPLP), cuja direcção é assegurada por Wang Chengan, ex-secretário-geral do Fórum Macau para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países lusófonos.
"O Centro vai dar uma base mais académica aos trabalhos do Fórum Macau", disse o embaixador de Portugal na China, José Tadeu Soares.

Política, Economia, Direito e Cultura são as áreas que o CEPLP promete desenvolver.

O Centro pretende, nomeadamente, "desenvolver cursos de formação de recursos humanos bilingues, em português e mandarim, com o objectivo de apresentar ao governo chinês e às empresas públicas e privadas propostas que permitam consolidar as relações entre a China e os países lusófonos".

Fundada há 60 anos, no nordeste de Pequim, a UIBE conta com cerca de 11.000 alunos e desde há três anos tem também uma licenciatura em português.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

BBC destaca impulso cultural em Guimarães em 2012

O "site" da estação de televisão britânica está hoje a destacar cidade de Guimarães, que este ano é Capital Europeia da Cultura e que descreve como uma das cidades mais jovens da Europa, "tanto em idade como em espírito".
A BBC refere-se à idade média da população na cidade que é conhecida como o berço de Portugal. Cerca de metade dos habitantes da cidade em que nasceu D. Afonso Henriques tem menos de 30 anos de idade.

O crescimento súbito da cultura contemporânea nos últimos anos deu nova vida à paisagem de cidade medieval”, diz a BBC, que descreve a cidade como “uma das mais jovens cidades da Europa, tanto em idade como em Espírito”, lê-se no artigo escrito em parceria com a publicação de viagens Lonely Planet.

Guimarães é Património Mundial da Humanidade desde 2001 e foi nomeada, no mês passado, Capital Europeia da Cultura em 2012. A iniciativa que terá lugar a partir de dia 21 de Janeiro vai incluir um programa de actividades que passa pelo Centro Cultural Vila Flor, o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, bem como o Instituto de Desing, a Plataforma para as Artes e Criatividade e a Casa da Memória. .

Lisboa no roteiro dos media norte-americanos em 2012

Lisboa é o destino a visitar em 2012 para cada vez mais meios de comunicação social estrangeiros, desta vez norte-americanos, anuncia, em comunicado, o Turismo de Lisboa.     

O canal de televisão ABC News dedicou uma rubrica do seu programa matinal Good Morning America aos sete Melhores destinos para explorar em 2012, descrevendo Lisboa como a cidade europeia que oferece a melhor relação preço-qualidade.
A melhor altura para visitar Lisboa é em Junho, quando a cidade se enfeita para celebrar o dia de Santo António, transformando-se num enorme festival de cores”, adianta a autora do trabalho, Olivia Katrandjian.

Já para o jornal diário USA Today, a crise económica sentida na Europa é a oportunidade ideal para os americanos descobrirem o "velho continente e algumas das suas relíquias, como Lisboa, uma cidade onde a tradição se conjuga, em perfeita harmonia, com o modernismo característico de uma capital europeia".
Estas referências surgem depois do guia de viagens britânico Lonely Planet ter recomendado Lisboa como um dos destinos imperdíveis em 2012.

"Nos últimos tempos, Lisboa tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um destino turístico de topo, marcando presença constante na imprensa internacional e nos principais rankings da especialidade", assinala o Turismo de Lisboa no mesmo comunicado.

NY Times elege Algarve como um dos 45 destinos a visitar em 2012

O Algarve é um dos 45 destinos mundiais a serem visitados no ano de 2012, segundo o New York Times.

A Riviera de Portugal, segundo o jornal norte-americano, merece a visita devido à nova onda de hotéis de luxo que estão a surgir na região, que é conhecida por proporcionar férias a um preço acessível a muitos turistas do norte da Europa.
A região está agora a atrair um diferente tipo de viajante à medida que se recicla com novos ou renovados hotéis de luxo que dão primazia ao estilo, à autenticidade e ao respeito pela natureza.

O jornal dá especial destaque à natureza nas suas escolhas e no topo da lista encontra-se o Panamá, a cidade de Helsínquia na Finlândia e o Myanmar, no sudeste asiático. Um dos destinos mais improváveis na lista é o Espaço, com a Virgin Galactic de Richard Branson a agendar a primeira viagem para 2013.

No barlavento algarvio, um dos exemplos é o Hotel Bela Vista em Portimão, uma villa de 1918 na Praia da Rocha que foi renovada pelo hoteleiro francês Thierry Naidu e pela decoradora de interiores Graça Viterbo. Em Sagres, o resort Martinhal é destacado e em Novembro vai abrir um hotel Conrad nesta zona.
Na região do sotavento, o NY Times elege o novo Real Marina Hotel&Spa em Olhão, e aconselha a visita ao parque natural da Ria Formosa, uma das maiores lagoas-recife na Europa.

Cavaco Silva visita Timor-Leste em maio

O Presidente da República anunciou hoje que visitará este ano Timor-Leste, onde participará nas comemorações dos dez anos da independência, visita que integrará num "périplo" por diversos países asiáticos.

Cavaco Silva anunciou esta visita a Timor-Leste durante uma intervenção perante o corpo diplomático acreditado em Portugal, que hoje lhe apresentou cumprimentos de Ano Novo no palácio de Queluz (Lisboa).
Em 2012, sublinhou, Portugal continuará a assinalar os "500 anos da chegada dos Portugueses a diversos pontos do continente asiático, um acontecimento histórico que deixou marcas indeléveis em Portugal e em muitos desses países, seja na língua, no património ou nas tradições."

"Nesse contexto, tenciono efetuar um périplo que incluirá a participação nas comemorações do décimo aniversário da independência de Timor-Leste [a 20 de maio de 2002] e um programa de visitas a alguns países da região", afirmou.
O Presidente da República (PR) garantiu que em 2012 Portugal continuará a "conferir grande destaque ao aprofundamento do relacionamento" com os parceiros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
A este propósito, referiu a importância que deverá ter a cimeira da CPLP de Maputo deste ano e sublinhou que 2012 será também o "ano de Portugal no Brasil, e do Brasil em Portugal", que considerou "uma oportunidade privilegiada para estreitar ainda mais os especiais laços de amizade e de cooperação" que unem os dois países.

Canhão tipicamente português pode reescrever história australiana

Christopher Doukas tinha 11 anos quando fez a descoberta na costa de Dundee Beach. As marés foram excepcionalmente baixas e Doukas, natural de Darwin, conseguiu andar uma distância de duas horas de carro e foi naquela costa que, em janeiro de 2010, encontrou um canhão pedreiro, feito de bronze, que tudo indica ser, segundo a imprensa local, de uma embarcação portuguesa dos séculos XV ou XVI.

O pai ajudou-o a levar a arma para casa, onde descobriram que era feita de bronze. No ano passado, Barbara, a mãe do jovem contactou o Museu de Darwin para alertar os responsáveis sobre a descoberta. Contudo, só nas últimas semanas é que o objecto foi solicitado para ser estudada a sua autenticidade.
Os especialistas vão agora tentar perceber se a presença do artefacto significa que os portugueses chegaram à costa norte da Austrália no século XVI - ou seja, antes dos holandeses.

O contacto mais antigo que os europeus tiveram com a Austrália e que foi provado data de 1606 aquando da chegada do navio holandês Duyfken a mando de Willen Jansz. Mas só em 1770, o capitão James Cook reclamou a costa oriental da Austrália para a coroa britânica sob o pretexto jurídico de ser "terra de ninguém". Já os portugueses ocuparam a ilha de Timor em 1515, estando a apenas 700 quilómetros da costa australiana.

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Timor-Leste: Nova Zelândia envia mais tropas

A Nova Zelândia vai enviar mais tropas para Timor-Leste antes das eleições presidenciais e legislativas previstas para este ano, segundo noticia hoje a cadeia australiana ABC.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, adiantou que o número de soldados neozelandeses em Timor-Leste subirá, com este aumento, para cerca de duas centenas (180 elementos das forças armadas e 25 polícias) e que o contingente que já se encontra em Timor-Leste passará a ser chefiado por um oficial mais graduado.

Disse ainda que vão também seguir para o território dois helicópteros militares Iroquois e 32 equipas de ar e terra para transporte adicional de apoio às operações das Nações Unidas. A governante justificou este reforço militar com a eleição presidencial que se aproxima, uma altura, sublinhou, potencialmente instável em Timor-Leste.