quarta-feira, março 24, 2004

A Justiça

Sinto-me alarmado para os crescentes casos ocorridos na justiça em Portugal.
A transparência está afectada, a confusão reina, suspeitos são tratados de forma díspar.

Não falo em especial do caso Casa Pia, ou de outro em específico, mas sim das confusões reinantes.
É claro que os suspeitos beneficiam da presunção de inocência e de todas as vias para provar a sua inocência. No entanto parece-me, e reforço o parece-me porque o Direito não é a minha especialidade, mas quem me parece "inocente" é o sistema judicial.

É grave que a meio de um processo um juíz desautorize outro, e que o processo sofra de nulidade ou tenha que recomeçar. Claro que errar é humano, mas faço esta pergunta.

Se um dado juiz não é considerado competente para julgar um caso, porque é que ele tomou conta do caso?

Penso que os últimos casos na Justiça Portuguesa apenas descredibilizam o sistema judiciário, levantando suspeitas de corrupção e mau profissionalismo.

Obviamente não conheço todo o processo judicial, mas a mensagem que passa é de total confusão.
Braveman

Sem comentários: