No meio de uma floresta, nos confins da Rússia, Filipe Carrera teve de dar o exemplo a um grupo de 40 russos que faziam parte da Academia de Liderança. Descalçou os sapatos e andou calmamente sobre as brasas durante cinco metros. A capacidade de assumir o risco e de dar o exemplo quando necessário converteu este formador português, professor de e-Marketing no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), numa referência a nível mundial.
A 8 de Novembro, recebeu em Nova Deli o prémio de melhor formador do mundo no congresso da Junior Chamber International, organização não governamental com sede na Florida, Estados Unidos, que representa profissionais de 115 países do mundo. Em Junho, já tinha sido considerado o melhor da Europa. Além disso o projecto de formação que desenvolveu para a NATO foi também premiado a nível europeu. "Tenho uma vantagem competitiva em ser português", afirma. "Historicamente, os portugueses adaptam-se a qualquer sítio. Vejo colegas meus, alemães, americanos, canadianos, que têm tudo muito estruturado e não possuem essa flexibilidade, esse golpe de rins que é necessário" para adaptar sempre a forma como se transmite os conhecimentos às pessoas com que se interrelaciona.
Por isso, na Rússia teve de ser autoritário, um líder forte capaz de caminhar sobre fogo com os seus formandos, e na Índia funcionar quase como um guru, deixar que lhe beijassem as mãos e até dar autógrafos. E o mesmo acontece nos cerca de 30 países onde já deu formação e acontecerá, de certeza, na Mongólia, onde deverá ir para o ano.Licenciado em Economia no ISEG, este profissional de 39 anos possui ainda um MBA da Universidade Politécnica de Madrid e Pós-Graduações em e-Business e Gestão de Marketing pela mesma universidade e em Gestão da Formação em e-Learning pela Complutense de Madrid, Filipe Carrera, nascido em Lisboa filho de galego, garante que "o formador como especialista acabou". "É impossível: o nível de informação criado em 2007 é equivalente aos cinco mil anos anteriores. Houve um tempo em que o conhecimento tinha de ser armazenado em livros ou em cérebros, agora o que é preciso é formar pessoas que saibam lidar com a informação porque estamos inundados dela", disse.
Além de dar formações em e-Marketing e Networking, Carrera dá também um curso de auto-ajuda. Começou por acaso, como adaptação num curso de Marketing a desempregados cuja auto-estima estava de rastos, mas, hoje, já o ministrou a mais de um milhar de pessoas. "É um módulo de autoconhecimento ligado ao marketing em que no fundo as pessoas fazem uma análise SWAT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) a elas próprias", referiu. Há um mês terminou de escrever um manual sobre e-marketing que irá ser editado em Janeiro de 2009 pela Sílabo, uma obra de referência na matéria que irá substituir o desactualizado "X-Marketing" de Joaquim Hortinha, falecido em 2003. Sobre a situação do e-Marketing em Portugal, Carrera considera que, em termos de campanhas, aqui se faz "tão bem ou melhor que lá fora" e lembra a campanha "absolutamente extraordinária" da Game Box do Sporting.
"O problema de Portugal é o mercado pequenino. Os decisores andam há dez anos a dizer que se trata de uma coisa para ver no futuro. Por exemplo, em termos de e-Learning [ensino à distância], comparando com Espanha, estamos muito atrás. Falamos muito dos PALOP, mas a verdade é que são as universidades espanholas que estão em Moçambique, Angola, Cabo Verde, Brasil a dar formação que podíamos estar nós a dar e estão a dá-la em espanhol", explicou. "Tudo por falta de oferta das universidades portuguesas. Estamos a perder um mercado, não só o dos PALOP, também o das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo", concluiu.
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