quarta-feira, dezembro 17, 2008

Pequim: Embaixador da gastronomia lusa abre restaurante "Camões"

Foi inaugurado em Pequim um novo restaurante português, o segundo na capital chinesa no espaço de seis meses. O novo restaurante dá pelo nome de "Camões", e, embora fique muito para “além da Taprobana”, serve apenas vinhos e comidas típicas da “ocidental praia lusitana”.

Localizado num hotel de luxo, este novo espaço oferece aos seus clientes pratos de bacalhau, moelas e morcelas, chocos grelhados, borrego e outros ao bom gosto português. Neste restaurante destinado sobretudo à “classe média alta”, segundo o jovem chefe de cozinha, Bruno Magro, uma refeição, sem vinho, custa em média cerca de 350 yuan (40 euros), um valor que representa quase metade do salário mínimo em Pequim. O Camões fica localizado no primeiro piso do "Legendale", um hotel de “cinco estrelas platina”, concebido como um “epítome da elegância e do luxo europeus”, e que tem habitualmente dois ou três Rolls Royce estacionados à porta.

No menu, escrito em três idiomas (em português, em inglês e em mandarim), não falta, como não podia deixar de ser, o bacalhau. Seja em pastéis, como entrada, ou “à Brás” ou “à Lagareiro”, este peixe é presença assídua nas mesas do Camões. Apesar de ter aberto as suas portas ao público ainda durante os Jogos Olímpicos de 2008, que decorreram na capital chinesa durante o mês de Agosto, o restaurante só foi inaugurado no passado dia 20 de Outubro. Quatro meses antes tinha já sido inaugurado o restaurante "Nuvem", o outro restaurante português de Pequim, dirigido pelo também português Ricardo Eugénio.

Estes dois embaixadores da gastronomia nacional em Pequim, cidade com uma comunidade portuguesa de apenas 70 pessoas, são propriedade de sociedades luso-chinesas sedeadas em Macau. Poucos meses depois da abertura do restaurante Nuvem, a inauguração do Camões duplicou a oferta de pratos típicos portugueses disponíveis em Pequim.

Sem comentários: