sexta-feira, dezembro 16, 2011

Cadeia Walmart já vende produtos portugueses

A empresa luso-canadiana Ferma Foods Products está a introduzir alimentos portugueses nos grandes supermercados do Canadá pertencentes às cadeias Walmart, Loblaws, Metro, Super C e Sobys, entre outros.

O presidente da companhia, o maior importador de produtos alimentares nacionais para o Canadá, justificou tratar-se de uma estratégia decorrente da própria evolução do seu mercado que "está a tornar-se menos português e mais canadiano", pese embora a prioridade seja servir os luso-canadianos.

António Braz Belas elucidou que o objectivo principal é "os produtos portugueses chegarem às grandes superfícies para que o português possa ter o produto que comprava nas mercearias portuguesas de bairro", que têm encerrado, por não rejuvenescerem e serem apanhadas pelo movimento geral de maior procura dos hiper, em detrimento do pequeno comércio.

Como resultado, "nos últimos anos, a Ferma cresceu, não nos portugueses, mas nos mercados canadianos em geral. Hoje os portugueses são 45% do nosso mercado", adiantou o gestor. A entrada progressiva nos hiper abriu caminho, por outro lado, a que consumidores canadianos estejam a comprar produtos nacionais, como água do Luso, sardinhas, polvo e outros da marca Ferma, em supermercados de costa a costa do país - desde a província Quebeque, Ontário, Manitoba e Alberta, à Colúmbia Britânica.

No caso da cadeia americana Walmart, para já os produtos portugueses estão apenas disponíveis no Canadá e não nos Estados Unidos, especificou o responsável.
"90 por cento dos produtos que importo vêm de Portugal. A começar pelo peixe fresco e congelado, azeite do Norte e do Alentejo, conservas de Matosinhos, bacalhau, queijos, águas minerais, café, refrigerantes, biscoitos, inhames dos Açores, castanha, azeitonas e tremoços", enumerou.

Do catálogo com mais de 500 produtos constam muitas marcas nacionais conhecidas, entre elas, Delta, Victor Guedes, Sumol, Luso, Caramulo, águas das Pedras e Castello, Bom Petisco.
A Ferma comercializa igualmente produtos sob a sua marca, cujo logotipo combina as quinas e as cores da bandeira portuguesa com uma folha de acer (símbolo nacional do Canadá).

Com sede em Etobicoke desde 2009, junto a Toronto, a empresa faz a distribuição a partir deste armazém e de outro em Montreal, através da frota de 18 camiões.
Em quatro décadas, Braz Belas construiu o maior grupo importador e distribuidor de produtos portugueses no Canadá e tornou-se multimilionário, num trajeto de êxitos que deve à sua visão e ao "bichinho" pelo negócio. Oriundo de Cheleiros, Mafra, António tinha 15 anos quando emigrou com a família para Toronto, em 1971.

A Ferma é uma "média empresa especializada no segmento étnico de origem portuguesa", mas não revela o volume de negócios, com o argumento de que é privado.
Ao fim de oito anos tinha a estrutura vertebral do seu grupo, entrando sempre em áreas que desconhecia por completo, como o peixe, as hortícolas e outros produtos alimentares. "Mas aprendi porque, como tudo na vida, temos que encarar as decisões que tomamos e depois há que fazer o melhor", frisou.

Deu o primeiro passo em 1973 quando abandonou a escola para trabalhar na Peixaria Portugal, adquirida pelo pai, mas dois anos depois quis deixar crescer o bigode, para aparentar mais idade e ser ele próprio a firmar a compra, à revelia do pai, de um pequeno mercado, a que chamou Belfoods.
Os negócios florescem e, em 1979, deu um mais passo com a aquisição da empresa Ferma (originária de Montreal) ao empresário Armando Rocha, arrecadando a marca e a parcela das importações.
Ao longo dos anos não parou de reforçar os negócios e empresas, mas agora é tempo de consolidar, com apelo às novas tendências e necessidades do mercado.

Sem comentários: