terça-feira, agosto 05, 2008

Cabo Verde: UE disponibiliza 51 M€ do décimo FED

Cabo Verde vai receber da União Europeia (UE) 51 milhões de euros no quadro do X Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) para para o período 2008/2013.

O programa de cooperação, assinado hoje na capital cabo-verdiana prioriza o apoio à implementação da estratégia de crescimento económico e redução da pobreza e um programa de boa governação, com mais de 30 milhões euros.
O segundo grande domínio é o apoio ao desenvolvimento das actividades da parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia com cerca de mais de 10 milhões de euros.
Segundo explicou a ministra das Finanças cabo-verdiana, Cristina Duarte, outros projectos serão contemplados no âmbito do 10º FED.
"Além desses dois domínios de concentração, o programa consagrará recursos para acções de cooperação técnica e para o desenvolvimento da capacidade institucional de organizações da sociedade civil, e ainda para a contribuição do envelope nacional do FED a um importante programa de cooperação (32 milhões de euros) entre os PALOP-Timor Leste e a Comissão Europeia", afirmou.

O embaixador da UE em Cabo Verde, Josep Coll, afirmou que o país entrou numa nova fase com a classificação de país de rendimento médio pelo que nos primeiros tempos os parceiros terão de apoiar o país para que sejam consolidados os ganhos já obtidos.

Sem comentários: