Foram vendidos 228,3 mil computadores portáteis em Portugal no segundo trimestre deste ano, cerca de 50 mil a menos do que os contabilizados no mesmo período.
Segundo a análise da consultora, a Hewlett-Packard (HP) foi a fabricante que se destacou, tanto no segmento de desktops como portáteis, tendo vendido quase 70 mil equipamentos no período analisado, o que lhe valeu uma quota de mercado de 29,3%. O segundo lugar da tabela pertence à Toshiba, que vendeu 57,8 mil portáteis e viu o seu share subir de 18,5 para 25,3% em termos homólogos.
Entre as marcas internacionais, a Dell foi a que viu o seu volume de vendas aumentar mais. A fabricante norte-americana obteve um crescimento de 215,1% face ao mesmo período do ano passado, com 8,35 mil portáteis comercializados, seguida pela Toshiba (195%) e HP (147,6%).
Também a JP Sá Couto aumentou consideravelmente as suas vendas, obtendo um crescimento 197,5%. A fabricante passou de um volume de vendas na ordem dos 1,87 mil equipamentos para a comercialização de 5,549 mil portáteis no segundo trimestre deste ano e somou uma quota de mercado de 2,4%.
De um modo geral, todas as fabricantes, nacionais e internacionais, aumentaram as vendas e quota de mercado entre o segundo trimestre de 2007 e o mesmo período deste ano, à excepção da Sony, que registou um decréscimo de 4,3% e viu a sua quota de mercado cair até aos 3,1% face aos 6,9% registados há um ano.
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