quarta-feira, novembro 02, 2011

Índice de Desenvolvimento Humano 2011

Mais uma vez a ONU revelou este índice que analisa a Qualidade dos Países e não apenas a riqueza.

Aliás o nosso estado social é tão bom que em termos de PIB variamos entre 33º e 38º segundo as fontes e no IDH estamos em 41º.

41º atrás desses países tão desenvolvidos como a Eslovénia, Chipre, Estónia, Eslováquia ou Hungria. Fantástico.

Eu ao longo destes anos também tenho vindo a focar um ponto que poucos têm analisado que é a questão do melhores países para se ser cidadão são os países com uma monarquia constitucional. Este ano e novamente, embora os países com monarquia serem menos de um terço dos países com regime republicano, dominam o top 10 do IDH.

Os três de topo são monarquias, a saber: Noruega, Austrália e Holanda. Países como se pode compreender em nada são democráticos como dizem os republicanos cá do burgo!

Em seguida a primeira república, no 4º posto o EUA que têm nos últimos anos subido bastante, provavelmente com a introdução de mudanças profundas no sistema de saúde e educação.

Depois mais duas monarquias embora particulares, a Nova Zelândia e o Canadá. Neste top 10 apenas aparecem três repúblicas, o referido EUA, Irlanda em 7º e Alemanha em 9º.

Restam ainda o Liechtenstein e a Suécia a defender a liderança das por larga margem das coroas face à senhora com o seio destapado.

A França, alma mater do republicanismo aparece em 20º.

E a história repete-se ano após ano... mas isso não interessa nada pois não!

Sem comentários: