quarta-feira, junho 06, 2012

Cada aluno do Ensino Superior custou 5841 euros no ano 2010/2011

in JN

Sugere-me um comentário. Urge mudar as regras no ensino superior. Lembro-me bem como as bolsas são atribuidas. Muitos dos que mais tinham era quem recebia as melhores bolsas.

Mas isto é apenas um áparte.

Parece-me perfeitamente lógico que o funcionamento e o financiamento estatal às universidades precisa de alterações.

Não faz sentido que o estado financie universidades tendo em conta o número de alunos, isso promove como vemos a criação de inúmeros cursos que não têm qualquer sentido, variações de nomes e conteúdos mínimos que promovem sabe-se lá o quê.

1 - os cursos deveriam ser organizados em troncos únicos e apenas nos mestrados deverá existir uma maior especialização.

2 - pergunto-me a necessidade da existência de bolsas, quando muitas delas têm como valor total apenas o valor total das propinas. seria muito melhor existir um sistema de isenções para estes casos, poupa sobretudo burocracia e recursos.

3 - Cada curso tem custos muito diferentes por aluno. Uma diferenciação de propinas seria a solução mais justa. A partir desse momento cada um pagaria efectivamente o custo do seu curso. Isso é especialmente visível por exemplo em medicina. Paga o mesmo que um aluno de história e ainda tem emprego garantido.

4 -  Para mim o mínimo denominador comum é simples. Ninguém deverá ficar impedido de tirar um curso por dificuldades financeiras e as bolsas não deverão ser cortadas apenas porque se chumba um ano. Devem ser estabelecidos limites de tempo e mínimos de aproveitamento mas que possam incluir o chumbo que pode sempre acontecer.

Sem comentários: