terça-feira, junho 12, 2012

Cooperação entre Portugal e Cabo Verde alargada à ciência, tecnologia e empreendedorismo

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português disse hoje que o plano de cooperação com Cabo Verde, que está em fase final de negociação, será alargado às áreas da ciência, tecnologia e empreendedorismo.
"Há inovação nas áreas setoriais abrangidas. Estamos atentos às necessidades de desenvolvimento de Cabo Verde e, por isso, vamos apostar em áreas que vão ser decisivas para o crescimento e desenvolvimento de Cabo Verde nos próximos anos. São a capacitação científica e tecnológica e o apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento empresarial", disse Luís Brites Pereira.


Adiantou ainda que se mantém o apoio aos tradicionais setores da cooperação portuguesa com Cabo verde, nomeadamente saúde, educação e cooperação técnico-policial.

Brites Pereira falava hoje aos jornalistas à margem do seminário Portugal-Cabo Verde, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, e contou na sessão de abertura com a presença do presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o segundo dia de uma visita de Estado a Portugal.

O secretário de Estado adiantou que o Plano Indicativo de Cooperação (PIC) com Cabo Verde, que vigorará até 2015, está em fase final de negociação, devendo estar pronto para assinar depois do verão, mas escusou-se a avançar os valores do plano.

Questionado sobre se o Governo português está disponível para manter o esforço de cooperação com Cabo Verde, como pediu o chefe de Estado cabo-verdiano, Brites Pereira garantiu que o executivo "está atento e a tentar corresponder a esse apelo".

Sem comentários: