quarta-feira, junho 20, 2012

Mariza vai actuar no cartaz cultural dos Jogos Olímpicos de Londres


A fadista Mariza estará entre milhares de artistas das 204 nações em competição nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em Londres, que actuarão num grande festival cultural que arranca quinta-feira e decorre até 9 de Setembro, no Reino Unido.

Mariza actuará dia 21 de Julho, no palco Europa do BT River of Music, um evento de música de entrada gratuita, à beira do rio Tamisa, que terá lugar no fim-de-semana que antecede o início das olimpíadas, a 27 de Julho.

Ao todo, os organizadores têm programados 12 mil eventos com a participação de mais de 25 mil artistas, incluindo alguns mais conhecidos como Gilberto Gil, Yoko Ono, Damon Albarn, Cate Blanchett, Jay Z e Florence and the Machine, entre outros.
Apesar de ser centrado em Londres, o festival será distribuído por 900 recintos, em todo o Reino Unido, e inclui 137 estreias mundiais e 85 estreias britânicas.

A abertura será feita em Edimburgo, num concerto ao ar livre com Gustavo Dudamel e a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar da Venezuela, à qual se juntará um grupo de jovens músicos locais.

Este festival é o culminar das Olimpíadas Culturais, que começaram no país em 2008, para celebrar a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Londres e que abrangem outros eventos paralelos.

Os autores lusófonos presentes serão Rosa Alice Branco (Portugal), Ana Paula Tavares (Angola), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe), Ana Mafalda Leite (Moçambique) e Corsino Fortes (Cabo Verde), Teresia Teaiwa (Timor Leste), Doina Ioanid (Guiné Bissau) e Paulo Henriques Britto (Brasil).

Sem comentários: