quarta-feira, junho 18, 2008

Portugal é 13º no mundo com melhor ambiente para os negócios

Portugal é o 7º país na União Europeia (UE) com melhor Ambiente para os Negócios, revela um índice hoje publicado pelo Fórum Económico Mundial que analisou 118 economias mundiais.
De acordo com a informação divulgada pelo gabinete do Coordenador Nacional do Plano Tecnológico, o relatório apresentado (Enabling Trade Index) pretende medir os factores, as políticas e os serviços que facilitam a livre circulação de bens entre países.
Portugal ocupa uma posição destacada no indicador Ambiente para os Negócios, que analisa o ambiente regulatório e a segurança física das economias, revelando um melhor desempenho do que países como a Suécia (14º), Holanda (17º), Bélgica (20º), França (31º), Espanha (33º) ou Itália (54º), destaca o gabinete.Além deste indicador, o índice incorpora mais três pilares relativos ao acesso aos negócios, administração das fronteiras e infra-estruturas de transportes e comunicações. A nível global, Portugal aparece na 26ª posição numa lista de 118 países, a que corresponde a 14ª posição no contexto da UE 27. Hong Kong e Singapura lideram a tabela, seguidos da Suécia, Noruega e Canadá, acrescenta o gabinete.

Sem comentários: