Depois de investir um milhão de euros em 'marketing' em 2007 e no corrente ano no mercado português, onde patrocinou até telenovelas da TVI, a água mineral 'Jana' pretende agora dominar o nicho das águas importadas em Portugal, num horizonte temporal de cinco ou seis anos.
A Jana (ler "iána") entrou no mercado português em 2007, distribuída pela Ferbar, uma espécie de prova de força para a sua estratégia de internacionalização. Ao fim de ano e meio e um milhão de euros investidos em marketing e publicidade, atingiu um volume de vendas de 200 mil litros por ano. Agora os responsáveis da empresa croata pretendem acelerar o passo e conquistar o nicho das águas premium em Portugal num prazo de cinco a seis anos. Os objectivos são ambiciosos num mercado difícil como o português, onde as águas nacionais predominam (sendo a Luso líder com 17%) e as marcas importadas possuem uma quota residual do mercado.
"O mercado das águas premium não é grande em Portugal, mas queremos criá-lo. O premium vale 13 milhões de litros por ano e gostaríamos de ter 80% desse mercado", afirmou Mladen Horvat, chefe do departamento de gestão de marcas da Jamniza (ler "iámenitza"), a empresa com 180 anos que criou a marca Jana há seis anos.
Com o investimento em marketing e publicidade para 2009 a não ser nunca inferior a 500 mil euros, de acordo com o director de marketing da Jamnica, Darko Cesarec, a empresa pretende deixar a televisão de lado (patrocinou as telenovelas A Outra e Fascínios da TVI) e apostar mais na promoção de eventos e no marketing directo para ganhar notoriedade.
Líder de mercado na Croácia (a Jamnica tem 80% do mercado das águas com gás e a Jana 49% das lisas) e uma das principais empresas de água no espaço da antiga Jugoslávia e na Hungria, consagrando-a como potência regional, a empresa encontra-se a dar os primeiros passos na sua estratégia ambiciosa de expansão internacional para lá da sua área de influência. Em 2007, a Jamnica exportou 60 mil milhões de litros de água, correspondendo a Jana a mais de 50%. Estados Unidos (é a água oficial do Madison Square Garden, o mais importante recinto desportivo e de concertos de Nova Iorque), Rússia e Japão são as grandes prioridades, surgindo depois Portugal.
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