sábado, setembro 06, 2008

Investimento de 125 milhões 'voa' de Évora para França

Foi por água abaixo o projecto para instalar em Évora uma fábrica para construir o novo avião do grupo francês GECI, o 'Skylander'.
Um projecto de 125 milhões de euros e três mil postos de trabalho (mil directos).
Paris resolveu em três semanas o que Lisboa não solucionou em quatro anos.

Afinal Évora já não vai ter a fábrica dos aviões Skylander, do grupo francês GECI, projecto que previa um investimento na ordem dos 125 milhões de euros, criando cerca três mil postos de trabalho (mil directos, os restantes indirectos). Num volte-face ocorrido nas últimas três semanas, e que incluiu o envolvimento directo do Presidente da França, Nicholas Sarkozy, a GECI decidiu construir a sua nova unidade fabril na região da Lorena, França. Há quatro anos que se preparava a instalação da fábrica em Évora (!?).
O projecto já tinha obtido o estatuto de PIN (projecto de interesse nacional). Em Maio de 2007, Serge Bitboul, presidente da GECI, chegou a prometer: "Estamos nos últimos acertos. Estará tudo [pronto] no Verão. Absolutamente." Em Maio deste ano um grupo de executivos do grupo francês esteve em Évora e Bitboul explicou: "Queremos que as direcções de topo das várias empresas da GECI espalhadas pelo mundo aproveitem para conhecer o Alentejo, sentir este lugar onde vamos desenvolver um dos nossos projectos nas próximas duas décadas."

A GECI anunciou a suas intenções anteontem à tarde na Bolsa de Paris após uma reunião de Serge Bitboul com o ministro francês Jean-Louis Borloo (do Ordenamento do Território). "Perante a oportunidade proposta pelo Estado [francês] e pela região da Lorena de instalar esta nova indústria aeronáutica em Chambley-Bussières e a vontade de respeitar o nosso calendário de projecto, procedemos à relocalização do programa", disse Bitboul. A decisão da GECI deve-se ao facto de "o desenvolvimento do projecto em Évora, nos prazos definidos, se ter tornado impossível face aos entraves e outras questões absurdas colocadas pela burocracia portuguesa".

"O governo francês contactou a GECI no início de Agosto e em três semanas resolveu o assunto que em Portugal as autoridades não conseguiram tratar em mais de quatro anos." A unidade fabril - que seria a primeira em Portugal de construção aeronáutica - construiria o Skylander-100, um bimotor turbopropulsor com capacidade para transportar até 3,3 toneladas de carga e capacidade para, no máximo, 29 pessoas. Poderá ter vários usos: humanitário, transporte médico, combate a incêndios. A GECI, que dizia já ter mais 180 encomendas para o novo aparelho, pretendia começar a fazer entregas em 2010. Seriam produzidos em Évora seis aviões por mês.

Sem comentários: