sexta-feira, setembro 12, 2008

Ucrânia: Deputados Rada Suprema têm passaportes portugueses (!?)

Há deputados da Rada Suprema (Parlamento ucraniano) que têm passaportes de países estrangeiros, nomeadamente de Portugal, confirmou hoje Natália Vitrenko, dirigente do Partido Socialista Progressista da Ucrânia.
"Na Rada, três quatros dos deputados têm passaportes estrangeiros: do Mónaco, Espanha, Portugal e Estados Unidos", precisou esta política pró-russa.

Contactada por telefone a partir de Moscovo, Vitrenko, também conhecida por "Jirinovski de saias", devido às suas posições radicais, afirmou ter recebido essas informações "de funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia".
"Não sei como conseguiram receber os passaportes portugueses. Sei é que, nos últimos tempos, homens de negócios ucranianos trabalham activamente em Espanha e Portugal. Criam uma empresa, recebem autorização de residência e, depois, nacionalidade", precisou.

Estas declarações foram feitas a propósito do receio das autoridades ucranianas face às notícias de que Moscovo estaria a distribuir passaportes russos entre a população da Crimeira, região autónoma da Ucrânia onde a maioria da população é de origem russa.
O Parlamento ucraniano, a fim de combater esse fenómeno pretende aprovar uma lei que obrigue os cidadãos a informar as autoridades quando receberem uma segunda nacionalidade.

Sem comentários: