sexta-feira, abril 09, 2010

Jorge Jesus - O responsável pela derrota


O Benfica mesmo em baixa rotação demonstrou que tinha equipa para ultrapassar a eliminatória com o Liverpool.

Mesmo com um resultado pesado ficou sempre uma sensação de que podia ter sido bem melhor a exibição e o final ter sido bem diferente.

Este foi o segundo jogo da época que fiquei extremamente irritado com JJ. Os dois importantes e este decisivo. O primeiro foi o jogo da primeira volta da liga com o Sporting. O Benfica tinha os leões prostrados mas JJ incrivelmente decidiu não vencer a partida com as invenções que fez tacticamente.

Hoje, mas desta vez mais dramático, errou novamente e só a ele se pode atribuir a desgraça de jogo de hoje. Hesitações, confusões e sobretudo falta de ambição.

Não inventou tacticamente como fez em alvalade, mas mais uma vez não ambicionou ser feliz, pareceu amarrado no sua pequenez tão portuguesinha talvez absorto pelos holofotes de Anfield Road.

Primeiro. Luisão estava ou não estava em condições para jogar? não parecia, assim como com a Naval também não estava o que ficou claro com os dois golos sofridos em 10 minutos. Se Sidney era opção válida não deveria ter jogado com Luisão, parece-me claro.

O onze inicial parece-me adequado, mas a partir do primeiro golo e sobretudo do segundo tornou-se claro que algo deveria ser feito, e claramente deveria ter passado pela entrada imediata ou pelo menos ao intervalo de Fábio Coentrão, retirando Luisão ou Sidney. A saída de carlos martins também parece prematura.

Se a defesa titular era aquela, porque não ensaiou Sidney na Figueira a tempo inteiro.

Erros anormais de palmatória, 2 frangos de Júlio César, particularmente o primeiro golo, o quarto tmbém com erros tremendos. Enfim, num jogo o Benfica cometeu tantos erros como em toda a época.

E os tempos infindos que JJ demorou a mexer na equipa, a tentar qualquer coisa, a arriscar a ser feliz.

Jesus pecou, e com isso deitou fora uma excelente oportunidade de conquistar um título europeu.

Como já disse no post relativo ao tal jogo com o sporting, admito muita coisa a um treinador do Benfica, mas jogar sem ambição é de todo o que não perdoo, nem que leve 5 ou 6.

Sem comentários: