quarta-feira, novembro 15, 2006

Nevoeiro impede Cavaco de assistir a exercício «Lusíada 06»

"Nevoeiro"...
Simplesmente ridículo e exemplificativo do estado das nossas Forças Armadas. E o senhor Presidente não se podia constipar!

"A participação do Presidente da República, Cavaco Silva, e do ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, no exercício «Lusíada 06», a decorrer em S. Jacinto, Ovar, foi cancelada em resultado do nevoeiro cerrado que esta manhã se abateu sobre Lisboa.

As condições meteorológicas impediram a descolagem do avião militar P3 Orion que deveria transportar o Chefe de Estado e a comitiva presidencial do aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, para o Aeródromo de Manobra Nº1, em Ovar.

No «Lusíada 06», que teve início a 06 de Novembro e termina quarta-feira, participam cerca de 1.260 militares dos três ramos das Forças Armadas.

O exercício, que decorre num país fictício denominado «Zululand», visa testar a resposta da Força de Reacção Imediata (FRI) numa operação de recolha de cidadãos em cenário de instabilidade, sob o comando operacional do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Mendes Cabeçadas.

Durante a visita, o Chefe de Estado (por inerência Comandante Supremo das Forças Armadas) deveria visitar a área militar de São Jacinto, os postos de comando da FRI e as componentes terrestre e aérea do exercício, bem como assistir a uma operação de evacuação de cidadãos não-combatentes.

No exercício participam, pela Marinha, cinco navios, uma companhia de fuzileiros, um grupo de combate de acções especiais, uma equipa de mergulhadores sapadores e pessoal técnico do Instituto Hidrográfico.

O Exército português emprega uma companhia de páraquedistas da Brigada de Reacção Rápida, militares do Centro de Instrução de Operações Especiais, um grupo de militares do Regimento de Engenharia nº 3 e pessoal técnico da Escola Prática de Artilharia e do Instituto Geográfico do Exército.

A Força Aérea Portuguesa disponibiliza o Aeródromo de Manobra nº1 em Ovar e 12 aeronaves, entre as quais um C-130, seis F-16, e dois helicópteros Alouette III."

Sem comentários: