sexta-feira, outubro 01, 2010

ONU: Portugal eleito para conselho de governadores da Agência de Energia Atómica

Portugal foi eleito para o conselho de governadores da Agência Internacional de Energia Atómica, organismo das Nações Unidas para promoção de tecnologias nucleares pacíficas, anunciou fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com a mesma fonte, o mandato de dois anos será assumido pela representação diplomática permanente em Viena, Áustria.

Os 35 membros do conselho de governadores são eleitos de forma rotativa, pela Conferência Geral anual, que está a decorrer esta semana na cidade austríaca.

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a eleição vai capacitar Portugal no "crítico dossiê" nuclear e, em particular, nas discussões em torno do programa iraniano.
"É bom estar representado nesse centro, porque temos acesso a informação que ajuda também o país a participar com mais responsabilidade e preparação num dos dossiês mais críticos da agenda internacional dos próximos anos", disse Luís Amado, à margem do debate anual da Assembleia Geral da ONU.
"A atualidade, em particular do programa nuclear iraniano, vai dar à agência grande visibilidade nos próximos anos", adiantou o ministro.

Sem comentários: