Políticos acumulam duas pensões e recebem cerca de 5000€/ mês
Os políticos portugueses acumulam, segundo uma lei publicada em 1985, duas pensões: a pensão de reforma relativa à actividade profissional e a subvenção vitalícia atribuída pelo Estado. Uma despesa que custou ao Estado 6,2 milhões de euros até Agosto.
No entanto, é desconhecido o número de ex-detentores de cargos políticos que estão a receber cerca de cinco mil euros por mês, da Caixa Geral de Aposentações (CGA). Contudo, sabe-se que o número de beneficiários tem aumentado nos últimos anos.
Segundo a lei, "a subvenção mensal vitalícia prevista no artigo 24º é cumulável com a pensão de aposentação ou de reforma a que o titular tenha igualmente direito, com sujeição ao limite estabelecido para a remuneração-base do cargo de ministro".
Cavaco Silva, cuja subvenção está suspensa desde que assumiu o cargo de Presidente da República, e Manuel Alegre são dois dos beneficiários deste regime.
Contudo, o governo vai fazer algumas alterações a este regime, em caso de aprovação do Orçamento do Estado para 2011, sendo importante saber passarão a ser proibidas estas acumulações ou se vão ser aplicados cortes nos valores mais elevados.
Sem comentários:
Enviar um comentário