terça-feira, maio 24, 2011

China dá a Moçambique equipamento militar avaliado em 1 milhão de euros

O Governo da China anunciou um apoio de 1 milhão de euros em equipamento militar às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), no quadro de um protocolo assinado em 2009 relativo à assistência militar gratuita.
Há dois anos a República Popular da China assegurou conceder assistência militar no âmbito de um acordo rubricado com o Governo moçambicano, em Pequim, capital chinesa.

Ao abrigo do memorando, as autoridades chinesas comprometeram-se a disponibilizar, este ano, 2,3 milhões de euros para dar assistência, adquirir equipamento para o bloco operatório do Hospital Militar de Maputo e alojar as tropas das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

No rol das doações agora feitas às FADM constam botas, fardamentos e mantas.

A cerimónia de entrega do equipamento foi testemunhada pelo ministro da Defesa de Moçambique, Filipe Nyusi, e o embaixador da República Popular da China em Maputo, Huang Fu.
O embaixador da China em Maputo considerou que o auxílio demonstra as "relações históricas de amizade" entre os dois países, assinalando, por isso, que "a China tem toda a vontade de apoiar Moçambique na sua causa de desenvolvimento económico e social".

O titular da pasta da Defesa de Moçambique agradeceu o apoio da China, lembrando que "este apoio será valorizado".
"Este investimento não é belicista, mas para poder assegurar a tranquilidade de um povo, para poder garantir o crescimento e desenvolvimento de Moçambique", disse Nyusi.

Sem comentários: