sexta-feira, setembro 16, 2011

Coimbra entre as 400 melhores universidades do mundo e a melhor portuguesa

A Universidade de Coimbra (UC) é a melhor portuguesa no “QS World University Rankings® 2011”, classificando-se a meio de uma tabela das 700 instituições mais prestigiadas do mundo, que é liderada pela de Cambridge, do Reino Unido.

É um reconhecimento bem vindo. Reforça a imagem que dia-a-dia tentamos construir”, declarou o reitor da UC, João Gabriel Silva. Na sua perspetiva “é muito importante neste tempo difícil” ter “uma imagem sólida, de qualidade”, pois ela “atrai estudantes, financiadores e professores”.

Com uma avaliação global de 29.77 pontos, a Universidade de Coimbra surge na 394ª posição, revelando-se assim a única instituição de ensino superior portuguesa a constar no 'Top' das 400 melhores universidades do mundo do 'ranking' publicado pela organização QS - Quacquarelli Symonds”, revela uma nota de imprensa da instituição coimbrã.

O “QS Top World University Rankings” considera cinco critérios para a atribuição da classificação: reputação académica (40%), empregabilidade (10%), citações científicas (20%), desempenho dos estudantes (20%), presença de corpo docente internacional (5%) e número de estudantes internacionais (5%).

Gabriel Silva realçou que um inquérito feito nesta avaliação a um conjunto muito alargado de pessoas no mundo revelou que a UC dispõe de “um prestígio muito grande” a nível internacional.
Esta classificação “é um ótimo incentivo, nestes tempos de dificuldade, vindo de um dos 'rankings' mundiais mais prestigiados, e corresponde ao recuperar pela Universidade de Coimbra da primeira posição que tinha perdido no ano passado”, sublinha o reitor.

De acordo com os resultados publicados, a UC é a universidade portuguesa mais bem posicionada em quatro dos 'rankings' por área científica, instituídos também pelo QS World University Rankings: Ciências da Vida e Medicina, no 325.º lugar; Artes e Humanidades, no 290º; Ciências Sociais e Gestão, no 282º, e Ciências Naturais, no 234.º, acrescenta a mesma nota de imprensa.

Sem comentários: