terça-feira, setembro 13, 2011

Moçambique interessado nos autocarros elétricos da CaetanoBus

O governo moçambicano demonstrou interesse na aquisição dos autocarros eléctricos produzidos pela CaetanoBus e poderá visitar Portugal até ao final do ano, disse hoje o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

Numa declaração feita no dia da cerimónia de início dos testes do autocarro eléctrico desenvolvido pela empresa e pela Efacec, que vão decorrer em Vila Nova de Gaia e na Alemanha, Santos Pereira salientou que, naquele país, a primeira linha regular de autocarros eléctricos vai ser composta por autocarros portugueses, o que "deve ser um orgulho".
Na sequência da visita do secretário de Estado adjunto da Economia, António Almeida Henriques, no começo do mês a Moçambique, o projecto da Salvador Caetano foi apresentado ao Ministério moçambicano dos Transportes e Comunicações, que se mostrou interessado em visitar a fábrica portuguesa para avaliar o potencial deste meio, segundo explicou fonte oficial do Ministério.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, afirmou, à saída de uma viagem de teste com jornalistas hoje naquele concelho, que se o projecto tiver sucesso pode ser um modelo, em termos de exportações, "para ir vender nos países do leste da Europa ou em África".

O presidente da CaetanoBus, José Ramos, explicou que o autocarro eléctrico EL2500 tem 8 a 10 horas de utilização diária, sendo a "solução mais atractiva para complementar as actuais redes de metro", com uma autonomia para 100 a 150 quilómetros.
No campo da mobilidade sustentável, uma área que o ministro destacou pela sua actualidade face aos desafios colocados pelos temas do ambiente, José Ramos disse que a empresa está a "estudar a implementação de um projecto inovador" neste sector e que poderá contemplar Portugal.

Sem comentários: