sexta-feira, outubro 21, 2011

BESI actualiza estimativas depois de descoberta da Galp em Moçambique

O resultado do teste feito na Costa de Moçambique pelo consórcio integrado pela Galp Energia revela uma descoberta de "classe mundial", dizem os analistas do BES Investimento.

O consórcio integrado pela Galp Energia envolvido nas actividades de produção e exploração de energia em Moçambique descobriu 15 biliões de pés cúbicos de gás natural no projecto Mamba Sul, na costa moçambicana.
Esta descoberta aumenta as reservas contingentes da Galp Energia em 1,2 biliões de pés cúbicos de gás natural, o que é equivalente a 206 milhões de equivalentes de barris de petróleo, “apenas da parte sul do bloco”, explica a nota de análise publicada esta manhã pelo BESI.

Na região de Mamba Norte, a estimativa é de 43 milhões de equivalentes de barris de petróleo, especifica a nota de “research”. O equivalente a barris de petróleo é uma unida de energia baseada na aproximação da energia produzida pela queima de um barril de petróleo.
Aumentámos a nossa estimativa de recursos em Moçambique para 249 milhões de equivalentes de barris de petróleo”, revela o BESI na nota de análise.
A descoberta de gás natural em águas profundas pelo consórcio da Galp Energia foi feito numa zona de “alta qualidade” e a descoberta ultrapassou o esperado antes da perfuração de um poço de teste.
O achado levou o consórcio a estimar que o gás existente no poço era de “pelo menos”, 15 biliões de pés cúbicos de gás natural, “o que pode ser considerado uma descoberta de classe mundial”.

Sem comentários: