quarta-feira, janeiro 11, 2012

Cavaco Silva visita Timor-Leste em maio

O Presidente da República anunciou hoje que visitará este ano Timor-Leste, onde participará nas comemorações dos dez anos da independência, visita que integrará num "périplo" por diversos países asiáticos.

Cavaco Silva anunciou esta visita a Timor-Leste durante uma intervenção perante o corpo diplomático acreditado em Portugal, que hoje lhe apresentou cumprimentos de Ano Novo no palácio de Queluz (Lisboa).
Em 2012, sublinhou, Portugal continuará a assinalar os "500 anos da chegada dos Portugueses a diversos pontos do continente asiático, um acontecimento histórico que deixou marcas indeléveis em Portugal e em muitos desses países, seja na língua, no património ou nas tradições."

"Nesse contexto, tenciono efetuar um périplo que incluirá a participação nas comemorações do décimo aniversário da independência de Timor-Leste [a 20 de maio de 2002] e um programa de visitas a alguns países da região", afirmou.
O Presidente da República (PR) garantiu que em 2012 Portugal continuará a "conferir grande destaque ao aprofundamento do relacionamento" com os parceiros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
A este propósito, referiu a importância que deverá ter a cimeira da CPLP de Maputo deste ano e sublinhou que 2012 será também o "ano de Portugal no Brasil, e do Brasil em Portugal", que considerou "uma oportunidade privilegiada para estreitar ainda mais os especiais laços de amizade e de cooperação" que unem os dois países.

Sem comentários: