terça-feira, janeiro 24, 2012

Timor-Leste: número de professores portugueses vai duplicar este ano

O número de professores portugueses em Timor-Leste vai duplicar a partir deste ano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A diplomacia portuguesa indica que, em resultado de um novo protocolo, "Portugal duplicará o número de professores portugueses contratados, dos atuais 80 para aproximadamente 170".

Estes docentes "serão colocados em todos os 13 distritos do território timorense" e a cooperação portuguesa contribuirá ainda "para a formação de 7000 candidatos a professores timorenses, bem como de professores que lecionam atualmente nos níveis básico e secundário, num universo escolar que compreende 300 mil alunos", acrescenta o comunicado.

O protocolo, assinado entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e o Ministério da Educação de Timor-Leste - e divulgado no mesmo dia em que o ministro da Educação português, Nuno Crato, chegou ao território asiático - apresenta um elemento "inovador", que passa por "um papel mais activo" da parte de Timor-Leste, traduzido "num cofinanciamento em 59% do esforço orçamental e numa partilha das responsabilidades de gestão".

O acordo "visa apoiar o setor educativo timorense durante o período 2012-14 e, ao mesmo tempo, reforçar o uso da língua portuguesa em Timor-Leste", comunica o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a partir de Lisboa.
"Uma melhor educação" é "o objetivo prioritário", considerando a diplomacia portuguesa que "tal é vital para a redução da pobreza, e consequente desenvolvimento social e económico, da sociedade timorense".
Instituições de ensino superior portuguesas e timorenses vão participar na aplicação prática do protocolo hoje divulgado, refere o mesmo comunicado.

O ministro da Educação português chegou hoje a Timor-Leste, onde dará sequência a protocolos anteriores assinados entre os dois países. A presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, acompanha Nuno Crato na comitiva da visita oficial de cinco dias.
Nuno Crato, antes de viajar para o país asiático, quer dar "maior força" à língua portuguesa.

Durante a estada em Timor-Leste, Nuno Crato terá encontros com o vice-primeiro-ministro e com o ministro da Educação timorenses e visitará a Escola Portuguesa de Díli, as novas escolas de referência localizadas em vários distritos do país e ainda a Universidade Nacional.

No final de setembro, durante a visita oficial do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, a Portugal, foram assinados dois acordos para a criação de escolas de referência e para reforçar a cooperação entre os dois ministérios na capacitação de recursos humanos.

Sem comentários: