quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Batasuna pede que Navarra e País Basco tenham a mesma autonomia 'no Estado espanhol'







O porta-voz do Batasuna, Arnaldo Otegi, apresentou uma nova proposta para "resolver o conflito", que consiste numa autonomía "dentro do Estado espanhol" integrada pela Comunidade Autónoma Basca e Navarra, desde que este aprovado pelos cidadãos de ambas as comunidades.


Otegi detalhou esta oferta política da "izquierda abertzale" numa conferência de imprensa em San Sebastián, juntamente com os membros da denominada comissão negociadora do Batasuna Rufi Etxeberria, Arantza Santesteban e Xabier Larralde.

O porta-voz do ilegalizado Batasuna afirmou que este novo marco autonómico deverá depositar nos cidadãos "a capacidade de decidir livremente o seu futuro político e institucional", de maneira que todos os projectos políticos, incluindo o independentista, "possam ser defendidos ou materializados".

Otegi assegurou também que não renunciam ao País Basco francês, afirmando que apresentaram uma prposta ao Governo francês, de forma a criar "uma autonomia" que comprenda os territórios bascos franceses.

Sem comentários: