
A análise das relações bilaterais políticas, económicas e culturais, as prioridades da presidência portuguesa da União Europeia (UE) no segundo semestre do ano, as relações dos 27 com o Paraguai e o Mercosul, presidido no primeiro semestre do ano por Asunción, e o entendimento entre a UE e a América Latina são temas na agenda de trabalho de Luís Amado e Ruben Ramírez.
O programa do chefe da diplomacia de Asunción começa por um encontro com Luís Amado no Palácio das Necessidades, seguido de conferência de imprensa e de um almoço oferecido pelo anfitrião. À tarde, Rúben Ramírez tem uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Luís António Noronha do Nascimento, e outra com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
O ministro dos Negócios Estrangeiros paraguaio, que iniciou a sua visita na segunda-feira, já se reuniu com empresários nacionais, com o ex-Presidente da República Jorge Sampaio, com o Grupo Espírito Santo e com o reitor da Universidade Técnica de Lisboa.
Rúben Ramírez, que também ressalta a importância de Portugal como «membro da Cimeira Ibero-Americana», valoriza especialmente os investimentos do Grupo Espírito Santo ao longo das últimas três décadas no seu país, nos sectores primário e secundário.
Criação de gado e algodão são grandes apostas do Grupo Espírito Santo no Paraguai, bem como do Grupo Roquete.
O chefe da diplomacia de Asunción regressa à capital paraguaia na quarta-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário