segunda-feira, janeiro 05, 2009

Economia lidera notícias sobre Portugal lá fora

Há muito que Portugal deixou de ser visto como o País de "Fátima, futebol e fado".
Numa análise a notícias publicadas sobre o nosso país nos media de língua inglesa, de 25 a 31 de Dezembro, mostra que a economia e os negócios lideram. Em 'ex aequo' surge o desporto e a cultura.

Uma semana a ler notícias sobre Portugal na Internet, em meios de comunicação social em língua inglesa, revelou que a maior parte dos artigos tratava de assuntos económicos, de desporto e de eventos socioculturais. De entre a meia centena de artigos recolhidos, a maior parte (14 ou 28%) teve como tema a economia e os negócios. Entre as empresas que fizeram notícia lá fora, contaram-se o BPI, a Martifer, a Portugal Telecom (PT), Cimpor, EDP e Acciona - apesar de não ser portuguesa (espanhola), por causa da entrada, no Alentejo, da central de energia fotovoltaica. Também dignas de nota foram as empresas com interesses económicos noutros países. Por exemplo, a PT foi notícia por querer investir em Moçambique, a Cimpor porque comprou parte da Cemex (uma empresa mexicana, e a terceira maior produtora de cimento a nível mundial) e a EDP pelo seu investimento num campo eólico nos EUA.

Em segundo lugar, em volume de notícias, vem o desporto e vários acontecimentos sociais e culturais. Neste último, destaque para a estreia do filme Amália e a controvérsia gerada com a família da fadista. De entre as notícias sobre futebol, três incidiram sobre atletas: Ricardo Carvalho, por ser o 39.º na lista dos 50 melhores jogadores (goal.com); Luisão, por ter afirmado que pretende ficar em Portugal e vencer a Liga com o Benfica; e Eliseu, que em entrevista à PortuGoal.net disse que gostaria de jogar pela selecção. As outras modalidades associadas a Portugal foram o ténis (torneio em Tavira), o ténis de mesa (o nigeriano Seun Ajetunmobi afirmou que a sua técnica melhorou imenso graças ao treino em Portugal) e o triplo salto (vitória do atleta português Ricardo Jaquite, que frequenta uma escola secundária em Boston).

O turismo teve direito a quatro reportagens, com dois artigos sobre a costa Sul do País - um indicando que Albufeira é o local de férias preferido do autor de livros policiais Scott Turow, e outro identificando o Algarve com o segredo mais bem guardado da Europa, isto para americanos que gostam de jogar golfe. Os outros dois davam como razões para visitar Portugal os museus, os monumentos, a longa história do País, a zona do Douro e o vinho do Porto.

A comida e a bebida mereceram cinco notícias, incluindo receitas (no caso, de pão de milho com pimenta preta), um programa televisivo de culinária pela família Lopes (no Massachusetts, EUA), e avaliações de vários vinhos pelos enólogos de serviço. O crítico do New York Times recomenda dois vinhos do Porto: um Fonseca descrito como "suave e com travos de chocolate" e um Taylors Floodgate, com "aromas de ameixa".

No sector da política internacional destaque para um artigo sobre os voos da CIA com escala em Portugal e outro sobre o facto de Portugal e a Alemanha serem os únicos países europeus a assumirem publicamente que poderão aceitar prisioneiros actualmente em Guantánamo. Nas notícias de cariz social destaque para Jack Hamilton, director de uma agência de serviços comunitários, que afirmou que os imigrantes portugueses que foram para os EUA nos anos 60 e 70 sofreram de discriminação. A maioria destas notícias surgiu nos EUA e Reino Unido, mas Portugal foi também mencionado nos órgãos de comunicação social de países como o Vietname ou Holanda.

Sem comentários: