sexta-feira, janeiro 16, 2009

Toda a verdade sobre as compras públicas do Estado português

Uma fotocopiadora pode custar seis milhões e uma embalagem de toner 45 mil euros.

Saber onde é que o Governo gasta o dinheiro dos contribuintes já é possível. Isto porque existe um site particular que revela as compras que são feitas pelos organismos públicos através de ajuste directo, ou seja, sem concurso público.
Nesta lista encontram-se os mais variados produtos, a que preço são adquiridos e a quem foi adjudicado.
As compras estão relacionadas sobretudo com a área das tecnologias e há "campeões" em termos de adjudicações. É o caso da Prológica - sistemas informáticos S.A, que trabalha em parceira com a JP Sá Couto na produção de Magalhães (com 11 atribuições), seguida pela Novabase com 6.
Do site da Associação Nacional para o Software Livre (Ansol), é possível procurar por mais detalhes do negócio no portal oficial dos contratos públicos online.

Quanto custa o quê?
Ao aceder a esta lista listagem, ficará a saber, por exemplo, que a renovação do licenciamento de software Microsoft foi atribuído à Prológica (empresa ligada ao projecto Magalhães) por 14,3 milhões de euros.
Mas há mais dados curiosos. A Universidade do Algarve, a 11 de Novembro do ano passado, adjudicou à "Viagens Abreu" uma viagem aérea Faro/Zagreb (com regresso a Faro, para 1 pessoa no período de 3 a 6 de Dezembro de 2008) por 38 mil euros.
Mais caro ficou um toner para impressora "hp p2015" adquirido pela Administração Regional de Saúde do Centro/ Sub-Região de Saúde de Aveiro à ATM por 45 mil euros.
Já o município de Beja comprou à Cannon Portugal para a divisão de obras municipais, em Outubro, uma fotocopiadora, "multifuncional do tipo IRC3080I" por 6,5 milhões de euros.
Esta informação está, no entanto, limitada às compras efectuadas a partir de Agosto de 2008, mas há muito por onde procurar gastos exorbitantes aqui.

Sem comentários: