O Turismo do Estoril (TE) prevê que os eventos culturais e desportivos internacionais de Cascais, que serão promovidos na nova marca "Estoril Live", rendam este ano 30 milhões de euros, mais cinco milhões do que em 2008.
De acordo com a empresa TE, entidade municipal responsável pela promoção internacional do destino, os eventos de maior projecção, como a Moda Lisboa/Estoril, o Estoril Film Festival, o Moto GP Portugal Estoril ou o Estoril Open de Portugal em Golfe, motivaram no ano passado 66.640 dormidas no concelho, 9,2 milhões de euros de receitas na hotelaria e um total de 18,3 milhões de receitas turísticas.
Apesar da crise, o município acredita que o número de dormidas geradas pelas iniciativas subirá para 71.716 e que as receitas hoteleiras e turísticas ascenderão, respectivamente, a 9,9 milhões e 19 milhões de euros.
Para estas iniciativas e para o plano de marketing a concretizar este ano, o orçamento disponível - no qual estão incluídas contrapartidas do jogo do Casino - é de nove milhões.
"São os mesmo eventos, mas têm vindo a evoluir. Não quer dizer que o turismo em geral tenha a mesma evolução, porque os eventos representam 7% das dormidas do destino, mas para eles temos boas expectativas", explicou hoje o presidente da TE, Duarte Nobre Guedes, durante a apresentação do plano para 2009.
Segundo o responsável, a empresa espera também superar a valorização da cobertura televisiva internacional obtida em 2008 (no valor de cem milhões de euros), aumentando de 774 para 1.140 o número de horas de emissão.
Para que estes acontecimentos tenham uma maior projecção e deixem de estar desgarrados, está a ser criada a marca "Estoril Live", cujo público-alvo inclui, em primeiro lugar, os residentes em Portugal, bem como habitantes dos principais mercados turísticos europeus, operadores e órgãos de comunicação social.
"Queremos apostar nos eventos como diferenciação e novidade, porque não há nenhum outro sítio no mundo com um leque tão diversificado de ofertas", afirmou Nobre Guedes, lembrando que outro dos objectivos já conhecido é afirmar o Estoril enquanto destino sustentável até 2010.
O primeiro passo já foi dado, com a obtenção do primeiro selo verde atribuído a um centro de congressos europeu, mas o processo tem sido reforçado junto de hotéis e campos de golfe.
Para o presidente da empresa TE, o facto de a marca Estoril ter passado a representar apenas o concelho de Cascais - em função da extinção das Juntas de Turismo e da criação de entidades regionais - não prejudica o seu prestígio, já que o município sempre teve a sua própria dinâmica a nível turístico.
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