quinta-feira, janeiro 15, 2009

Lusofonia: Ciberdúvidas sobre a Língua Portuguesa completa hoje 12 anos

O espaço Ciberdúvidas da Língua Portuguesa completa neste dia 12 anos de existência, após o seu lançamento, que recebe a visita diária de milhões de falantes do português, ainda sem adoptar o novo Acordo Ortográfico, que só vai fazer quando Portugal o reconhecer oficialmente, disse o responsável pelo projecto.

"A partir de agora, com o Brasil a adoptar o acordo ortográfico, nós passamos a pôr 'Acordo Ortográfico de 1990, ou melhor de 2006', e depois mantemos o português europeu, porque só vamos adoptar no Ciberdúvidas quando Portugal o aplicar oficialmente", afirmou José Mário Costa, jornalista. Em funcionamento desde 15 de Janeiro de 1997, o Ciberdúvidas é um espaço que responde a dúvidas sobre a língua portuguesa, sempre em Português Europeu e em Português do Brasil. Neste último caso, o Ciberdúvidas utiliza a ortografia adoptada pelo Brasil desde 1 de Janeiro de 2009, com a adopção do Novo Acordo Ortográfico. O espaço Ciberdúvidas tem apoios do Ministério da Educação português, CTT, Correios de Portugal, Fundação Vodafone e Universidade Lusófona.

O resultado, em número, é este: 25 mil respostas e cerca de 2 mil outros textos, até à presente data, permanentemente acessíveis por quem, em qualquer parte do mundo, se interesse por a Língua Portuguesa. A partir deste dia, as respostas publicadas passam a ser redigidas quer na grafia do novo Acordo Ortográfico (1990), oficialmente adoptado no Brasil, desde o início deste ano, quer na grafia do Acordo de 1945 (ainda em vigor em Portugal e restantes seis países da CPLP).

Sem comentários: