quinta-feira, dezembro 09, 2010

Governo de São Tomé mandou suspender o programa televisivo de maior audiência

O programa “Em Directo”, da TVS, criado pela jornalista Conceição Lima, antiga correspondente do PÚBLICO, foi comparado por aquele jornal ao programa “Grande Entrevista” do canal português RTP1, rubrica que tem como apresentadora Judite de Sousa.

O “Téla Nón” fez a comparação para que os seus leitores compreendessem a importância do programa da jornalista e poeta Conceição Lima no esclarecimento da opinião pública de São Tomé e Príncipe.

Desde Junho, o “Em Directo” tornara-se o programa de maior audiência da televisão são-tomense. Era transmitido semanalmente às quartas-feiras, com reposição no sábado, sendo a sua apresentadora, licenciada em estudos afro-portugueses e brasileiros pelo King’s College, de Londres, o elemento mais popular da comunicação social em São Tomé e Príncipe.
O problema surgiu na semana passada, quando o Governo de Trovoada, que tomou posse em Agosto, decidiu proibir a entrevista que a jornalista tinha combinado com um antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, Carlos Veiga, com o aval, aliás, do director da TVS, Óscar Medeiros.

São Lima, como normalmente é conhecida, denunciou o facto na crónica que semanalmente escreve para o “Téla Nón”: “Medeiros chamou-me ao seu gabinete para me comunicar que o Governo o instruíra a dizer-me que o meu contrato com a TVS, que perdura até 31 de Dezembro, não seria renovado".
Esta sanção pesada do Governo só faz lembrar actuações de regimes ditatoriais”, escreveu naquele jornal online Abel Veiga, colaborador local da RTP África, segundo o qual depois da tentativa falhada de entrevistar Carlos Veiga também foram canceladas todas as emissões do programa “Em Directo” para o resto do mês.

Achei extraordinário que tivesse sido o Governo a instruir o director a dizer-me que o meu contrato não seria renovado. Sendo eu jornalista da TVS, acho que cabia ao director aferir da minha utilidade ou inutilidade para a televisão são-tomense”, sintetizou Conceição Lima, que já foi produtora dos serviços da BBC em língua portuguesa e é autora dos livros de poemas “O Útero da Casa” e “A Dolorosa Raiz do Micondó”.
Contactada pelo “Téla Nón”, a direcção da TVS recusou prestar qualquer declaração sobre este assunto.

Sem comentários: