terça-feira, dezembro 28, 2010

Política de drogas em Portugal é exemplo para os EUA

A política portuguesa de combate à droga está a ser apontada como exemplo nos EUA e pode mesmo vir a ser seguida pela maior potência do Mundo. Para já, o sucesso da intervenção no Casal Ventoso está a ser estudada por peritos.

É notícia no Washington Post: "A política de droga portuguesa compensa; EUA atentos à lição". É com este título que um artigo hoje publicado num dos mais prestigiados jornais daquele país fala do exemplo do Casal Ventoso, que há 10 anos era um espaço de alta criminalidade e hoje um bairro onde é possível ver crianças na rua, com as mães, em segurança.

De acordo com o artigo do Washington Post, os EUA conduzem uma guerra há 40 anos contra a droga, sem sucesso, pelo que agora procuram resposta "no pequeno Portugal", pode ler-se. Gil Kerlikowske, guru do combate antidroga da Casa Branca, veio a Portugal em Setembro, tendo também visitado Noruega, Dinamarca, Austrália e Peru.

O que surpreende os norte-americanos é não só a medida aplicada – descriminalizar o consumo de droga, oferecer tratamento aos dependentes – mas também os resultados.
"Os desastres previstos pelos críticos não aconteceram. A resposta foi simples: dar tratamento", explica o professor Alex Stevens, da universidade de Kent.

A notícia do Washington Post explica ainda que se por um lado houve, em Portugal, mais gente a experimentar drogas nos últimos 10 anos, também é verdade que menos acabaram viciados e os casos de HIV relacionado com droga reduziu 75% – 49% dos dependentes tinham Sida e em 2008 o número tinha sido reduzido para 28%.

Sem comentários: