quinta-feira, dezembro 02, 2010

Viagem da Sagres: Goeses vestiram camisola da selecção portuguesa

Antes da passagem pelo Golfo de Aden, uma zona de pirataria, a ‘Sagres’ teve honras de festa na despedida da comunidade piscatória de Goa.

O ponto alto da nossa recepção em Goa foi a actuação da Sónia Sirshat, uma cantora goesa que nos encantou com fados e mandós, a canção tradicional de Goa.

Largámos de Mormugão na manhã de terça-feira, dia dezasseis de Novembro. Durante os preparativos da largada fomos surpreendidos por um som festivo que se aproximava vindo do rio Zuvari. Numa manifestação indubitável de empatia com a cultura portuguesa, a comunidade piscatória local veio acompanhar a partida da “Sagres”. Seriam umas três dezenas de embarcações, que transportavam à pinha algumas centenas de pessoas, muitos vestindo a camisola da nossa selecção.

Enfeitadas a rigor com folhas de palmeira e balões verde e rubro e ostentando orgulhosamente bandeiras de Portugal ao lado da indiana, as embarcações acompanharam-nos ao longo de algumas milhas. As pessoas dançavam efusivamente ao som de música popular portuguesa. Trocámos lembranças e agradecemos aquele gesto que nos mostra que esta viagem vale a pena e despedimo-nos até breve.

Já com a monção de nordeste a impor-se, navegámos à vela a motor em direcção ao Corno de África. No dia vinte e um alcançámos o Golfo de Aden, zona do globo flagelada diariamente por actividades de pirataria. A navegação no Internationally Recommended Traffic Corridor foi realizada sob condições propícias. Por um lado, o mar cavado não se adequava às pequenas e rápidas embarcações dos piratas. Por outro, as boas condições de visibilidade, adjuvadas por uma lua cheia à noite não ofereciam camuflagem aos usurpadores. Para esta passagem sem incidentes, em muito contribui a forte presença naval reunida nesta zona pela União Europeia, pela NATO e por vários países asiáticos com interesses nesta intensa rota comercial.

Ao longo deste percurso fomos saudados por vários navios das Marinhas que patrulham estas águas. Ficavam algumas horas connosco, trocávamos comunicações rádio e muitas fotos. Este foi um grande apoio como que retribuindo a presença dos navios portugueses que ao longo do ano 2009 aqui comandaram o grupo de navios da NATO envolvido no combate à pirataria e protecção da navegação.
Num final de tarde solarengo, até um avião de combate da coligação sobrevoou a “Sagres” abanando as asas em sinal de cumprimento.
Na manhã desta quarta-feira transpusemos o Estreito de Bab el Mandeb. Á vela e a 12 nós, alcançámos finalmente as águas calmas do Mar Vermelho onde o risco é menor.

Navegamos agora entre a Arábia Saudita e o Sudão, a caminho do Suez, onde faremos uma paragem para ultimar os preparativos para a exigente passagem do canal que nos levará ao Mar Mediterrâneo!

Sem comentários: