quinta-feira, dezembro 30, 2010

Venda de electricidade a Espanha rende 3 milhões em dois dias

Sistema eléctrico português está a exportar mais energia para o mercado espanhol e terá em 2010 o ano com o saldo comercial mais favorável da década.

Portugal está a vender mais electricidade para Espanha.
O aumento da exportação de electricidade para Espanha rendeu a Portugal um encaixe de 3 milhões de euros em apenas dois dias, num momento em que o país acumula várias semanas consecutivas de saldo positivo na compra e venda de electricidade com Espanha.

Ontem e hoje, dias 29 e 30 de Dezembro, o país exportará mais de 60 gigawatts hora (GWh) a um preço médio de 42 euros por cada megawatt hora (MWh). Só durante o mês de Dezembro, Portugal já exportou mais de 250 GWh, permitindo que 2010 seja o ano da década com saldo comercial mais favorável, segundo a REN.
O forte saldo exportador registado demonstra o potencial de crescimento do sector das energias renováveis em Portugal, consolidado pela Estratégia Nacional de Energia (ENE) 2020, refere o Governo.

O efeito das renováveis é que havendo mais electricidade renovável a ser produzida isso pode obrigar o sistema eléctrico a ter soluções para escoar eventuais excessos e uma das opções é exportar alguma produção eléctrica a preços mais baixos.
Segundo a mesma fonte, “a ENE 2020 já permitiu, em 2010, reduzir as importações de combustíveis fósseis em cerca de 800 milhões de euros e contribuir para o equilíbrio da balança comercial do país através de mais de 400 milhões de euros exportados em equipamentos associados às renováveis”.

[Se o consumidor ganhasse alguma coisa com isso...]

Sem comentários: