O vice-ministro chinês do Comércio, Jiang Yao Ping, afirmou que a China vai aumentar a sua ajuda a Cabo Verde, além de aprofundar a cooperação económica tendo como "plataforma" a região administrativa de Macau.
Jiang Yao Ping falou no início desta tarde aos jornalistas após um encontro com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, enquadrado na visita de dois dias que efectua ao arquipélago, acompanhado pelo secretário para a Economia e Finanças do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, Tam Pak Yuen, e por uma delegação empresarial de Macau composta por 40 empresários.
Na audiência com o chefe do governo cabo-verdiano, Jiang Yao Ping afirmou ter trocado impressões sobre a cooperação económica, comercial, política, cultural e no sector da educação entre Pequim e Cidade da Praia.
"Todos nós apostamos muito na cooperação entre a China e Cabo Verde e dentro da nossa disponibilidade o governo da China vai aumentar as doações para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde e também vamos continuar a promover a cooperação de investimentos", disse o vice-ministro chinês.
Jiang Yao Ping avançou ainda que esta visita tem uma vertente de cooperação económica forte, referindo-se à delegação de quarenta empresários de Macau que participam nesta viagem e que deverão promover uma bolsa de contactos com os operadores económicos locais.
"Desta vez chefiamos uma grande delegação empresarial e vamos trocar impressões com empresários locais para identificar novas oportunidades de cooperação para o benefício mútuo. Também apoiamos o investimento chinês em Cabo Verde", garantiu.
Para o governante chinês, o facto de em Macau se falar português e de "haver laços históricos e culturais muito estreitos" com Cabo Verde pode facilitar a plataforma de entendimento.
"Podemos aproveitar esta plataforma desempenhada por Macau para aprofundar a cooperação bilateral", sublinhou.
Durante a sua visita ao arquipélago, o vice-ministro do Comércio da China deverá assinar com Cabo Verde cinco acordos nas áreas de educação, energia solar, água e saúde.
A delegação chinesa parte nesta sexta-feira para a ilha do Sal onde terá oportunidade para fazer uma prospecção turística e visitar alguns empreendimentos turísticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário