quarta-feira, abril 09, 2008

Galiza tem voz, pela primeira vez, na Assembleia da República

Alexandre Banhos, presidente da AGAL, e Ângelo Cristóvão, presidente da Associação Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa (APAGLP), falaram em nome das entidades lusófonas da Galiza.

Segunda-feira, 7 de Abril, foi um dia histórico não só para a Galiza lusófona, como também para a língua galega, pois na Conferência Internacional Parlamentar sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, organizada pola Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, participaram dois galegos: Alexandre Banhos, presidente da AGAL, e Ângelo Cristóvão, presidente da APAGLP.
Ambos intervieram na conferência em representação das organizações da Galiza lusófona; a AGAL; a Associação de Amizade Galiza-Portugal; a APAGLP; a Associação Sócio-pedagógica Galaico-Portuguesa (ASPG-P); e o Movimento de Defesa da Língua.

Banhos, mostrou-se satisfeito por poder falar na Assembleia da República, feito que ele via como um reconhecimento oficial do carácter lusófono de Galiza. Despois chegou a vez de Cristóvão, que falou da unidade demostrada pelo movimento reintegracionista, criada graças ao esforço das entidades, que ainda dará "novos frutos", e leu um comunicado sobre a posicão das entidades reintegracionistas sobre o papel da futura Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP)

No final, os membros da AGAL reuniram-se com representantes da CPLP e com o Presidente do Instituto Nacional da Língua Portuguesa. Também Ângelo Cristóvão e a APAGLP tiveram um encontro com o Presidente da Academia de Letras de Lisboa.

Sem comentários: