quarta-feira, abril 02, 2008

NATO: Portugal em manobras militares no Mediterrâneo

Portugal participa com uma fragata e meios aéreos, juntamente com mais uma dezena de países, em manobras na Aliança Atlântica que decorrem no Mediterrâneo oriental depois da cimeira da NATO em Bucareste, que hoje se iniciou.
Na operação "Phoenix Express 2008", que se inicia na próxima semana (entre 08 e 22 deste mês), participa a fragata Corte Real, dotada com um helicóptero do tipo Links MK95 e uma guarnição de duas centenas de homens sob a chefia do capitão de fragata Gonçalves Alexandre.
As manobras são dirigidas pelos Estados Unidos e envolvem a sua 6ª frota, bem como navios da Espanha, França, Grécia, Itália e Turquia, a par de outros não membros da NATO, como Argélia e Marrocos.
Militares de Malta, Mauritânia, Tunísia e Líbia estarão igualmente envolvidos na operação, cujo objectivo é a criação de uma plataforma comum para controlo do tráfego comercial e fiscalização de pescas, narcotráfico e tráfico de imigrantes clandestinos, interdição marítima e socorro, sem esquecer o combate ao terrorismo, precisa um comunicado da Marinha da Grécia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Serão então os tais aviõezinhos que me entretenho a observar a descarregar químicos para cima dos pacóvios e com isso lhes destruir as culturas e os pôr nas salas de espera nos hospitais com problemas respiratórios e sabe-se lá o que mais? Meus Deus! Ao que chegamos. Pensam eles que andamos todos de olhos fechados? Quando houver uma massa crítica de pacóvios a saber que aqueles que dizem que os protegem são afinal os seus carcereiros, não sei o que acontecerá!