segunda-feira, julho 12, 2010

Agência de “rating” chinesa classifica EUA abaixo da China e Portugal com A-

Uma agência de “rating” chinesa alertou hoje para os “graves problemas” que enfrentam os países desenvolvidos, atribuindo uma classificação AA aos EUA, abaixo da China (AA+), enquanto Portugal recebeu um A-, tal como Espanha e Itália.

O relatório sobre risco da dívida soberana da Dagong Global Credit Rating, que abrange 50 países, é o primeiro realizado por uma agência de rating não ocidental e alerta para os problemas dos países densenvolvidos, devido ao facto do crescimento da dívida estar acima das receitas.
Pequim já tinha manifestado o interesse por uma alternativa às agências ocidentais, consideradas responsáveis por terem subestimado os riscos de crédito que conduziram a uma crise financeira global em 2008.

Os EUA (AA) e outros 17 países entre os quais o Canadá (AA+), Grã Bretanha (AA-)e França (AA-) receberam classificações mais baixas da Dagong do que das três agências norte-americanas de referência, Moody’s Fitch e Standard & Poor's.
Nove países em desenvolvimento, incluindo a China (AA+), Rússia (A-)e Brasil (A-) tiveram classificações mais altas do que as atribuídas pelas agências de notação norte-americanas.

Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Chile, África do Sul, Malásia, Estónia, Polónia e Israel foram classificados com A-.

A Noruega, Austrália, Dinamarca, Luxemburgo, Suíça, Singapura e Nova Zelândia tiveram AAA.

Sem comentários: