quinta-feira, julho 08, 2010

Cabo Verde defende criação de corredor marítimo com PortugalÁfrica

A ministra das Finanças de Cabo Verde, Cristina Duarte, considerou hoje que Portugal e o arquipélago podem em conjunto criar um "corredor extremamente competitivo" do Atlântico Norte ao Atlântico Sul.

No final de uma apresentação ao Presidente da República português, Cavaco Silva, Cristina Duarte indicou que "apesar de ter mais território do que Cabo Verde, Portugal tem que ter como um dos pontos de partida o mar. Aliás, historicamente foi assim. É aí que, estabelecendo uma parceria Cabo Verde-Portugal através do cluster mar, podemos criar um corredor extremamente competitivo do Atlântico Norte até ao Atlântico Sul, envolvendo outros países da CPLP", disse.

O projecto de "cluster mar", explicou a governante cabo-verdiana, nasce da constatação de que o modelo económico "assente em remessas e ajuda púbica ao desenvolvimento" se tinha esgotado e era necessário "aproveitar as vantagens competitivas" do país.

"Cabo Verde é antes de mais mar e céu. Só temos quatro mil quilómetros quadrados de terra. Logo, a nossa visão estratégica tem que ter isto como ponto de partida. Logo, o cluster mar tem que se transformar num motor do crescimento económico. E, quando falamos desse cluster, falamos como grande arrastador do porto de águas profundas. E aí surge o Mindelo, como epicentro deste cluster, não só como transbordo, como centro internacional de pescas, centro de excelência em termos de investigação oceanográfica, turismo", explicou.

O porto de águas profundas do Mindelo é uma "peça fundamental" do "cluster", num investimento de 400 milhões de euros.

Sem comentários: