terça-feira, maio 05, 2009

África do Sul: Luso-descendente empossado deputado 4ª feira

Manuel ("Manny") de Freitas tornar-se-á amanhã, aos 34 anos de idade, o primeiro luso-descendente a tomar posse no parlamento como representante eleito do povo sul-africano.

Para este natural de Joanesburgo com raízes na freguesia dos Prazeres, Madeira, de onde são oriundos o pai e a mãe, a eleição, a 22 do mês passado, para representante na câmara alta do Parlamento sul-africano, foi mais uma etapa de uma jornada política iniciada no início dos anos 90 no então Partido Democrático, hoje rebaptizado Aliança Democrática (AD), na sequência de uma fusão com pequenos partidos da oposição ao Congresso Nacional Africano (ANC).

"A Aliança Democrática é hoje orgulhosamente a força política que melhor reflecte o riquíssimo tapete étnico que compõe a nação do arco-íris", afirmou o novo deputado-eleito no dia em que embarcou para a Cidade do Cabo, onde amanhã prestará juramento na Assembleia de 400 assentos.

[Parabéns pela eleição. Agora há que trabalhar para criar condições para reforçar a segurança a nível federal e nacional e acabar com a crescente criminalidade dos subúrbios das grandes cidades onde a maioria dos emigrantes portugueses vive.]

Sem comentários: