quarta-feira, maio 20, 2009

Moldávia: candidata comunista falha por 1 voto eleição para PR

A candidata comunista à presidência da Moldávia, Zinaida Greceanii, falhou hoje por um voto a eleição no parlamento, que marcou um novo escrutínio para dia 28 de Maio.

O Partido Comunista da Moldávia, que venceu as eleições legislativas no princípio do mês, conquistou 60 dos 101 deputados do parlamento, mas para conseguir eleger o Presidente da República necessita do apoio de 61 deputados.
A oposição, que considera que os resultados do escrutínio foram falsificados, não participou na votação secreta, tendo por isso faltado um voto para que Zinaida Greceanii fosse eleita para o cargo.
O outro candidato, Stanislav Groppu, não recebeu qualquer voto.

No discurso programático, Zinaida Greceanii apresentou como prioridades a solução pacífica do problema da Transdniestria, região separatista da Moldávia, a aceleração da integração europeia, o incremento da cooperação com a Comunidade de Estados Independentes e a construção de um Estado socialmente orientado.
A candidata a PR afirmou também a intenção de conservar o estatuto neutro do país, recusando a adesão a qualquer bloco militar.
No seu programa, Zinaida Greceanii prometeu aumentar os esforços para superar as consequências da crise militar e intensificar as reformas económicas.
O nome da candidata foi avançado pelo ainda Presidente da Moldávia, Vladimir Voronin, que, após abandonar o cargo, passará a chefiar o parlamento do país.

Sem comentários: