quinta-feira, agosto 26, 2010

Politécnicos portugueses vão enviar um professor para Malaca

A pequena comunidade de descendentes de portugueses que em Malaca, na Malásia, mantém a herança cultural dos seus antepassados, vai acolher um professor de língua portuguesa. A "oferta" é dos institutos politécnicos de Portugal que vão ainda oferecer seis bolsas de estudo anuais.

São cerca de cinco mil os falantes do "cristang", um português com alguns séculos, que agora vão poder reatar o contacto com a língua materna dos antepassados ao abrigo de uma cooperação académica que está a reforçar o ensino do português no sudeste asiático, como explicou à Agência Lusa Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança e do CCISP, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

Macau vai receber, entre 7 a 10 de Setembro, o encontro anual das Associações das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que terá como tema "A China, Macau e os Países de Língua Portuguesa". Desta organização fazem parte os 15 politécnicos portugueses que celebraram, em Janeiro, protocolos de cooperação com o congénere de Macau para o desenvolvimento do ensino do português no sudeste asiático.
Os representantes dessas organizações vão deslocar-se a Malaca, no dia 4 de Setembro, para oficializarem uma parceria que vai disponibilizar um professor para ensinar português à comunidade local, disse Sobrinho Teixeira. A cooperação disponibilizará também seis bolsas anuais a elementos daquela comunidade que queiram estudar nos politécnicos portugueses.
Esta iniciativa cumpre um dos propósitos dos protocolos celebrados, em Janeiro, de apoiar a qualificação das escolas portuguesas que ainda existem em Macau e nas comunidades descendentes de portugueses.

As redes de cooperação são um dos temas em foco no XX Encontro da AULP, entre 07 e 10 de Setembro, em Macau, com os membros desta associação lusófona a terem a oportunidade de apresentarem os seus projectos a congéneres da República Popular da China e Taiwan. O próximo encontro anual decorrerá em Bragança, entre 06 e 09 de Junho de 2011, segundo avançou Sobrinho Teixeira.

Sem comentários: