quinta-feira, agosto 19, 2010

Sedacor vai inaugurar fábrica em 2011

A Sedacor, que opera com duas unidades na Feira e em Ponte de Sor, vai abrir no início de 2011 uma nova fábrica destinada a tratar a cortiça da linha Dynamic Cork, vocacionada para a indústria têxtil e de decoração.

A nova fábrica, a instalar na freguesia vizinha de Rio Meão, envolve um investimento de 600 mil euros, vai ocupar 800 metros quadrados de área coberta e irá criar três novos postos de trabalho, revelou Carlos Alberto Sá, que dirige a empresa com sede em S. Paio de Oleiros, na Feira.

O objectivo do industrial é concentrar nesse espaço os processos relativos ao design dos novos produtos da empresa, entre os quais se inclui a pele de cortiça para fabrico de calçado, vestuário e acessórios e também papel de parede no mesmo material, assim como cortinas e outros revestimentos.
Os rolos de cortiça aglomerada técnica utilizados na gama Dynamic Cork estavam até agora a ser tratados na unidade de Oleiros da Sedacor ou em empresas da especialidade às quais eram entregues tarefas como a digitalização de imagens, a estampagem de materiais, a submersão da cortiça ou a aplicação de substratos como tecido, papel ou autoadesivos.

Carlos Sá esclarece que a maioria desses procedimentos vão ser transferidos para a nova fábrica porque aí "não há pó de cortiça no ar e também é mais fácil guardar algum segredo" em relação às inovações desenvolvidas na empresa.

A Sedacor - Sociedade Exportadora de Artigos de Cortiça Lda. integra o grupo JPS Cork e, em 2009, teve um volume de negócios de 13,5 milhões de euros. Em Junho deste ano já registava um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2009, pelo que as estimativas apontam agora para os 15 milhões de euros no final de 2010.
A linha Dynamic Cork só foi lançada este verão, mas em Dezembro já deverá representar 5 a 10% da facturação global da empresa.

Sem comentários: