sexta-feira, agosto 27, 2010

Universidades dos Açores e Lesley celebram Língua Portuguesa

in Notícias Lusófonas

A celebração da língua portuguesa na América do Norte é o tema central de uma série de iniciativas que começam sexta-feira na cidade norte-americana de Fall River, promovidas pelas universidades dos Açores e de Lesley, EUA.
As iniciativas incluem um congresso internacional sobre o ensino do português, um almoço com pratos típicos de Portugal, Cabo Verde, Brasil e Angola e a realização de uma Feira do Livro, no Kennedy Park, durante as Festas do Espírito Santo, que se prolongam até domingo.

O Congresso Internacional de Ensino da Língua e Cultura Portuguesas na América do Norte, que decorre sexta-feira, vai reunir especialistas de Portugal, Brasil, Cabo Verde, EUA, Canadá e México, revelou hoje Graça Castanho, da Universidade dos Açores.

Este fórum, que também se destina a evocar o centenário do ensino integrado do Português na Escola do Espírito Santo de Fall River, vai debater, entre outros temas, o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as técnicas e materiais relevantes para o ensino do Português e o multiculturalismo.

Graça Castanho destacou, no contexto destas iniciativas, a importância do trabalho desenvolvido pela escola de Fall River, que ensina o Português como disciplina integrada num currículo comum aos estabelecimentos escolares norte-americanos.

No pavilhão que vai acolher a Feira do Livro, estarão também patentes exposições de trabalhos de crianças que frequentam escolas portugueses e serão lançadas obras relacionadas com esta temática.
As iniciativas promovidas pelas universidades dos Açores e de Lesley coincidem com a realização das festas - na cidade norte-americana onde vive uma grande comunidade de origem açoriana - que levam a Fall River milhares de emigrantes provenientes de vários estados norte-americanos e do Canadá.

Sem comentários: