quarta-feira, agosto 01, 2007

Comunidades: Consulado em Miami fecha e o de Hamilton, Bermudas reabriu

Com a demissão de Joseph Theriaga, cônsul honorário de Portugal em Miami, vão encerrar em Setembro as actuais instalações consulares naquela cidade.
O Consulado de Portugal funciona no prédio do EuroBank, uma instituição financeira de que Joseph Theriaga é presidente, que também tem assumido o aluguer das instalações consulares.
Depois de quase 27 anos em funções e invocando "razões pessoais", o cônsul apresentou a demissão das funções que exerce na maior cidade do estado da Flórida, em cuja área vivem 5.055 dos 48.974 portugueses residentes nesse estado, segundo o Censo de 2000.

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) disse que, paralelamente ao consulado honorário em Miami que se manterá, será aberto um escritório consular em Orlando.
Fonte diplomática disse também que, a nomeação de um cônsul honorário para Miami é um processo que se poderá prolongar por vários meses, pois o novo cônsul terá de ser nomeado pelo Conselho de Ministros e receber aprovação do Departamento de Estado norte-americano.
Segundo o Censo de 2000, vivem na área de Orlando 5.240 hab. de origem portuguesa. A cidade é um importante pólo turístico e garantirá também maior apoio à comunidade portuguesa de Palm Coast, em crescimento como destino de reformados luso-americanos.
Nas proximidades de Miami estão também as comunidades portuguesas de West Palm Beach e Fort Lauderdale.

Já o Consulado de Portugal em Hamilton, Bermudas, está novamente a funcionar com a recente chegada de um funcionário do MNE, que se manterá no território até Outubro, disse Eddy Mello, líder comunitário nas Bermudas.
O Consulado, que tinha encerrado em Junho com o regresso a Lisboa do funcionário administrativo do MNE, passará à categoria de honorário.
Embora sem estatísticas oficiais, o meio associativo português de Hamilton crê que entre os cerca de 5.000 elementos da comunidade portuguesa uns 3.000 estejam no território com contrato de trabalho, mantendo fortes ligações com a terra de origem e precisando por isso de apoio consular frequente.
A comunidade portuguesa das Bermudas é essencialmente açoriana.

1 comentário:

Anónimo disse...

ola a todos os que colaboram com este espaço .quero ir viver para palm beach .mas quero manter o maior contacto com (portugal) e se possivel vir vizitar todos os que ficaram sempre que possa. agradeço todos os conselhos e avisos que aqui me possam deixar o meu nome é gonçalo e apartir de agora venho a esta pagina todos dias para ver se ficou algum recado conselho ou alguma indicação que achem pertinente .força portugal