quinta-feira, agosto 09, 2007

Línguas: Espanhol será o segundo idioma mais falado em 2030

O espanhol, que hoje é a quarta língua mais falada no mundo, passará a ser a segunda em 2030, depois do chinês, afirmou quarta-feira o secretário da Associação das Academias de língua, Humberto López Morales.
O espanhol é falado por 5,7 por cento da população mundial, aumentando para 7,5 por cento em 2030.
O responsável apresentou este dados no discurso de abertura do seminário "Espanhol, um Idioma de Diálogo", organizado pela Embaixada de Espanha na Argentina, iniciativa que coincidiu com a visita da vice-presidente do governo espanhol, María Teresa de la Vega, ao país sul-americano.
O académico destacou que os Estados Unidos, com 32 milhões de falantes espanhóis, são o quinto país hispânico do mundo, tornando-se no primeiro em 2050.
"Até 2050, nascerão nos Estados Unidos 2,5 hispano-americanos por minuto, 3.700 num dia e mais de cem mil por mês", sustentou.
Quanto à importância económica do espanhol, López Morales realçou que na Europa é a segunda língua dos negócios, segundo as multinacionais, e lembrou que as actividades relacionadas com o idioma produzem 12 por cento do Produto Interno Bruto (indicador da riqueza de um país) de Espanha, depois das receitas com o turismo.
O espanhol é língua oficial única em 17 países e co-oficial em quatro (Guiné Equatorial, Paraguai, Peru e Porto Rico).

E a CPLP serve para quê?

Sem comentários: