quinta-feira, agosto 09, 2007

Guiné-Bissau: Espanha abre escolas para evitar ilegais

É incrível a capacidade de premonição deste Blog.
Ainda ontem, demontrava preocupação com a situação da construção do novo Centro Cultural português em Bissau, e hoje surge a notícia de que a Espanha vai abrir escolas de formação profissional na Guiné-Bissau, instruindo anualmente entre 80 a 100 jovens. Tudo para desencorajar a emigração clandestina, anunciou hoje, em Bissau, o ministro do Trabalho e Assuntos Sociais espanhol. Se se sabe que combate à imigração ilegal é, oficialmente, um objectivo para o Estado espanhol, todavia a possibilidade de, literalmente, "meter uma lança em África", no que toca ao ensino do castelhano, está sempre em cima da mesa do MNE espanhol.

De acordo com o ministro do Trabalho da Espanha, Madrid triplicou nos últimos três anos as dotações financeiras que faz para os países da costa ocidental da Africa, principal foco de emigração clandestina, e é o primeiro doador europeu da Guiné-Bissau.
"Nos últimos três anos a Espanha aumentou para cinco ou seis vezes os níveis da sua dotação financeira para a Guiné-Bissau. Somos o primeiro parceiro do vosso país a nível da OCDE", observou Jesus Capiton.

E começou a chantagem...

Sem comentários: