quarta-feira, agosto 01, 2007

Etiópia aposta no reforço das relações bilaterais com Portugal

O Presidente etíope, Girma Woldegirogis, reiterou, na segunda-feira, em Adis Abeba, a necessidade da Etiópia e Portugal reforçarem a cooperação, em áreas de interesse comum, para cimentarem os longos laços históricos entre os dois países.
Falando após uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luis Amado, o Chefe de Estado etíope disse que os dois "países irmãos" necessitam de trabalhar em conjunto para reforçar a cooperação nos sectores político, social e económico.

Girma disse que o facto de Portugal ocupar actualmente a presidência da União Europeia contribuirá para reforçar ainda mais a cooperação bilateral.
Luís Amado reafirmou ao presidente etíope a intenção do governo português reforçar os laços de cooperação bilaterais e da União Europeia com a Etiópia.

O chefe da diplomacia portuguesa disse ao Chefe de Estado etíope que a abertura da embaixada portuguesa em Adis Abeba, há cinco anos, foi o primeiro sinal da intenção de Lisboa em reforçar as relações bilaterais.

Durante a vsita de Luís Amado à Etiópia, destinada a ultimar os preparativos da Cimeira UE/África, manteve conversações com o Primeiro-Ministro e com o seu homólogo, Seyoum Mesfin, que disse considerar que Portugal é um "genuíno parceiro de desenvolvimento".
Seyoum Mesfin recordou que Portugal é dos países do mundo que mantém relações diplomáticas mais antigas com a Etiópia, citando a colaboração portuguesa na construção do Palácio do Imperador Fasil.

Sem comentários: